Você ainda se lembra em quem votou na última eleição para deputado estadual e federal? Se você respondeu sim, parabéns! Pois a maioria dos eleitores não consegue se lembrar em quem votou porque não escolheu o candidato. Votou em quem o vereador ou o cabo eleitoral indicou. Não exerceu a sua cidadania. Não valorizou o seu poder de escolha. Ao votar em uma pessoa, transferimos para ela um poder que pertence a cada cidadão e cidadã. É como se passássemos uma procuração para que outra pessoa decida em nosso nome, por um período de quatro anos. Essa procuração é o mandato dado pela Justiça Eleitoral, em nome da população. Por isso, todo cidadão tem a obrigação de escolher o melhor candidato e o direito de cobrar dos eleitos que trabalhem de maneira ética e responsável. O problema é que muita gente não tem consciência do seu próprio poder político e acredita que o mandato é uma conquista dos candidatos vitoriosos, um prêmio que recebem para usarem à vontade.
A escolha de cada eleitor precisa ser livre e cidadã. Não basta votar por votar. É preciso que cada eleitor tenha bons motivos para votar. Trocar o voto por promessa, favor pessoal ou algum benefício como: a melhoria da casa, um jogo de camisetas para o time, uns metros de brita ou areia, alguns tijolos e até dinheiro não são bons motivos para votar. Aliás, são motivos muito ruins. São exatamente motivos para não votar em candidato que os apresentar ou propuser. Votar dessa forma é deixar de ser livre e fazer do voto um produto de compra e venda.
Vender voto é vender poder. É vender a possibilidade de discutir, de concordar e de discordar com tudo aquilo que vier a ser feito por quem for eleito. Por outro lado, comprar o voto do eleitor é demonstração clara de desrespeito com a cidadania, de falta de compromisso com a comunidade, de que o candidato só quer representar seus próprios interesses.
Nas próximas eleições para deputado estadual e federal vote em quem merecer o seu voto. Neste período que nos separa das eleições procure saber quem apresentou algum requerimento, projeto ou destinou alguma verba para beneficiar o município. Veja quem se preocupou com as estradas esburacadas, com a barragem estourada e outros problemas do nosso município.
Veja quem apresentou alguma lei beneficiando os agricultores, melhorando a saúde ou outro setor. Fique atento, também, aos corruptos. Eles não merecem seu voto, principalmente os que têm mandato, pois não merecem ser reeleitos.