ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, July 26, 2013

Papa Francisco: 'Você é o que lava as mãos?'



O papa Francisco convoca a juventude a confrontar o "egoísmo" da classe política e sua "corrupção", a fome, o racismo, a perseguição ideológica, violência e drogas. Marcando a Igreja com seu estilo, o papa Francisco deu à via-crúcis desta sexta-feira, 26,na Jornada Mundial da Juventude,  um sentido político e social. Dos jovens, cobrou uma atitude de "coragem" para mudar o mundo e, com a cruz, desafiar os problemas vividos pela sociedade. "Você é o que lava as mãos e vira para o outro lado?", questionou o papa à multidão.
Deixando claro que seu pontificado dará uma dimensão social ao evangelho, o papa foi além e cobrou da juventude internacional uma atitude para confrontar as mazelas do mundo. "Você é o que lava as mãos, se faz de distraído e vira ao outro lado?", questionou o papa à multidão, comparando a atitude a de Pilatos, que lavou as mãos diante da crucificação de Jesus. "Jesus olha agora e te diz: quer ajudar a levar a cruz?".
O papa Francisco optou por transformar a cruz e as imagens das estações do sofrimento de Jesus em alusões aos desafios sociais e políticos. "Jesus com a sua cruz atravessa os nossos caminhos para carregar os nossos medos, os nossos problemas, os nossos sofrimentos, mesmo os mais profundos. Com a Cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem clamar, sobretudo os inocentes e indefesos", declarou o papa.
"Jesus se une às famílias que passam por dificuldades, que choram a perda de seus filhos, como os 242 que morreram em Santa Maria. Rezemos por eles. Ou que sofrem vendo-os presas de paraísos artificiais como a droga", disse o papa, em mais uma referência nesta viagem ao problema da dependência química.
Outro alerta do papa Francisco é para o desafio da fome, numa crítica explícita ao desperdício de setores inteiros da sociedade, enquanto milhões não tem o que comer. "Jesus se une a todas as pessoas que passam fome, num mundo que todos os dias joga fora toneladas de comida".
No discurso, falou pela primeira vez do racismo presente na sociedade, além dos problemas de intolerância religiosa. "Jesus se une a quem é perseguido pela religião, pelas ideias ou pela cor da pele", apontou.
O tradicional ato de devoção da Igreja não escapou ao estilo que o papa começa a implementar, transformando a Igreja em um centro do debate inclusive político. "Jesus se une a tantos jovens que perderam a confiança nas instituições políticas, por egoísmo e corrupção, ou que perderam a fé na Igreja, e até mesmo em Deus, pela incoerência de cristãos e de ministros do Evangelho", declarou o papa.
Para o pontífice, os jovens não devem temer e precisam sair a enfrentar esses obstáculos. "Na Cruz de Cristo, está o sofrimento, o pecado do homem, o nosso também, e Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: Coragem! Você não está sozinho a levá-la! Eu a levo com você. Eu venci a morte e vim para lhe dar esperança, dar-lhe vida", disse Francisco.
Há dois dias, o papa já havia incentivado os jovens brasileiros a lutar contra a corrupção. Agora, usa o símbolo da cruz para insistir que não podem se dar por derrotados. "Com Ele, o mal, o sofrimento e a morte não têm a última palavra, porque Ele nos dá a esperança e a vida: transformou a Cruz, de instrumento de ódio, de derrota, de morte, em sinal de amor, de vitória e de vida", declarou.
O papa ainda fez questão de lembrar aos jovens brasileiros que a luta, na forma de cruz, esteve sempre presente na história do País. "O primeiro nome dado ao Brasil foi justamente o de "Terra de Santa Cruz". A Cruz de Cristo foi plantada não só na praia, há mais de cinco séculos, mas também na história, no coração e na vida do povo brasileiro". Fonte: MSN

Tuesday, July 23, 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Nem a chuva fina e a temperatura baixa fizeram os fiéis desanimar em participar da missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude, nesta terça-feira (23, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O clima de alegria e fé tomou conta da festa na orla mais conhecida do Brasil. Segundo a organização, entre 500 mil e 600 mil pessoas festejaram e cantaram em todas as línguas. 
            Abertura da Jornada Mundial da Juventude, na praia da Copacabana, nesta terça-feira (23)

MORREU DOMINGUINHOS AOS 72 AMOS

O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira, dia 23, em São Paulo. O cantor e compositor de 72 anos estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca.
Segundo o hospital, Dominguinhos morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Após passar um mês internado em um hospital de Recife, Dominguinhos foi transferido para São Paulo no dia 13 de janeiro. O músico enfrentava um câncer de pulmão há seis anos.
Dominguinhos, cujo nome verdadeiro é José Domingos de Morais, nasceu em Garanhuns, no estado de Pernambuco. Aos oito anos de idade, conheceu o lendário Luiz Gonzaga, que cinco anos mais tarde lhe presentearia com sua primeira sanfona e se tornaria seu padrinho artístico. O músico lançou seu primeiro disco, Fim de Festa, em 1964. Ao longo de suas cinco décadas de carreira, Dominguinhos lançou mais de 40 discos, realizando parcerias com artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Yamandu Costa e Elba Ramalho, entre outros. Em 2002 Dominguinhos venceu o Grammy Latino com o álbum Chegando de Mansinho. No ano de 2008 o músico foi o grande homenageado do Prêmio Tim de Música Brasileira. 

Monday, July 22, 2013

PAPA FRANCISCO: "Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo."


"Aprendi que, para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração. Por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta."
Em seu primeiro discurso no Brasil, diante da presidente Dilma Rousseff, de políticos e autoridades no Palácio Guanabara, no Rio, o papa Francisco cobrou educação e meios materiais para que os jovens possam se desenvolver, e deixou claro que sua viagem ganhará forte caráter político. Antes mesmo de desembarcar, ainda no avião, o papa fez um ataque direto às receitas dos governos para lidar com a crise internacional. E alertou para o risco de se criar uma geração perdida diante da incapacidade de os jovens encontrarem trabalho.
O papa Francisco ainda cobrou os políticos. "A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhes espaço: tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento, oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida, garantir-lhe segurança e educação, para que se torne aquilo que pode ser", disse o pontífice.
O papa Francisco veio ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas aproveitará a semana no Brasil para dar indicações do que pretende como papa, fará alertas aos políticos e se reunirá com cardeais para debater a situação latino-americana.
O alerta sobre o impacto da crise mundial foi primeiro dado ainda no avião. Aos jornalistas, revelou sua preocupação com a exclusão social, principalmente no caso dos jovens. "Essa primeira viagem é para encontrar os jovens. Não em isolamento, mas no contexto de suas sociedades", disse. "Quando nós isolamos os jovens, fazemos uma injustiça. Eles pertencem a uma família, a uma cultura, a um país e a uma fé. Não podemos isolá-los da sociedade. Por isso é que quero encontrar os jovens em seu tecido social."
O pontífice continuou: "É verdade que a crise global não tem sido suave com os jovens. Li, na semana passada, quantos deles estão sem trabalho e acho que estamos correndo o risco de criar uma geração que nunca trabalhou", alertou o papa.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, em alguns países, mais de 50% dos jovens estão sem emprego e, pior, sem perspectiva de trabalho. "A juventude está em crise", alertou o pontífice. "Estamos acostumados com uma cultura descartável. Fazemos isso com frequência com os idosos e, com a crise, estamos fazendo o mesmo com o jovem. Precisamos de uma cultura de inclusão", continuou Francisco.
Para o papa, o problema da exclusão também afeta os mais idosos – e não só os jovens. "É verdade que os jovens são o futuro do povo, porque têm energia. Mas eles não são os únicos que representam o futuro. Os idosos também, porque têm a sabedoria da vida."
Francisco afirmou que chega ao País em um "momento oportuno", por causa dos protestos, e dá o primeiro sinal concreto de sua simpatia pelos movimentos sociais que ganharam as ruas – ontem, manifestantes tomaram a região central do Rio e houve novamente confrontos.
O argentino, porém, deixou claro que não chegou para desafiar e quer um "diálogo de amigos". Não por acaso, teceu longos elogios ao Brasil e à sua população. "Nesta hora, os braços do papa se alargam para abraçar a nação inteira brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa", declarou. "Desde a Amazônia até os Pampas, dos Sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do papa." Fonte MSN /ESTADÃO

Wednesday, July 17, 2013

ARTESANATO DE BOA SAUDE PARTICIPOU DE FEIRA EM OLINDA/PE


A XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) realizou-se de 04 a 14 de julho, no pavilhão do Centro de Convenções de Olinda, com a participação do artesanato de Pernambuco, do Brasil e de 48 países. O Estado do Rio Grande do Norte foi um dos estados presentes ao evento com um estande na área do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro. O Artesanato Potiguar esteve representado por produtos das diversas regiões do Estado, contando com o apoio da SETHAS através do Proart.  Dentre os vários produtos expostos e comercializados no estande do RN, estavam os bordados  do Seridó, as rendas do Litoral, o fuxico de Boa Saúde, os trabalhos em crochê de Baia Formosa, a cerâmica de São Gonçalo do Amarante, os produtos em sisal da COPALA e o artesanato alimentar.

Por ocasião da Fenearte o volume de vendas chega a R$ 40 milhões e o público visitante superior a 300 mil pessoas. O referido evento é considerado a maior feira de artesanato da América Latina.

A seguir fotos do estande da SETHAS/Proarte.

 

 
 
 
Foto
 
Foto
 

Foto
Fotos de Marcílio de Souza
 
 
 
 
 

Tuesday, July 16, 2013

Monday, July 15, 2013

FALECIMENTO DE EROTIDES LÚCIO DE SOUZA AOS 93 ANOS DE IDADE




Em 10 de abril de 1920 Erotides Lúcio de Souza veio ao mundo e aqui permaneceu um pouco mais de 93 anos.  Sua presença entre nós foi marcada por muito amor e dedicação à família e por muito respeito ao próximo.  É uma benção de Deus e um privilégio de poucas pessoas, ter vida longa, ativa e saudável. Minha mãe recebeu essa benção e teve esse privilégio. Ambos, muito merecidos.  Durante a sua existência ela soube com muita dignidade e obstinação enfrentar os desafios do seu tempo. Ela soube com muito amor e determinação cumprir a missão de esposa, mãe, avó, bisavó, tataravó e sogra.  Deixou uma numerosa descendência e sua presença entre nós foi sempre pautada por princípios, virtudes  e sentimentos nobres, dando-nos incentivo  e apoio para vencermos na vida. Foi uma pessoa audaciosa, determinada e firme nos seus propósitos. Sua maneira de viver, de encarar os acontecimentos e de se relacionar com as pessoas é para nós um exemplo de vida.
Sua partida no último dia 09 de julho deixou muitas saudades. Sua lembrança permanecerá para sempre em nossos corações.  Deixou saudade em vez de tristeza. Deixou lembranças que não se apagarão com o tempo. Ela ao lado do seu esposo, então prefeito Nezinho de Souza, contribuiu com humildade e dedicação para o crescimento de Boa Saúde. Amou muito esta terra. Aqui viveu durante 73 anos, fez muitos amigos e cultivou muitas amizades.  Não era indiferente às necessidades das pessoas mais carentes. A casa onde viveu e nasceu à maioria dos seus filhos, esteve sempre de portas abertas para receber a todos. Foi também lugar de importantes decisões políticas. Cada cômodo e cada metro quadrado daquela casa guarda lembranças e a memória da nossa família. Aquela ponta de calçada que nos faz recordar o nosso saudoso Nezinho de Souza, a partir de agora lembrará também a nossa estimada Erotides que às tardes e “bocas de noite” estava sempre rodeada de familiares e amigos.
 
A Família de Erotides convida parentes e amigos para as missas que serão celebradas em sufrágio de sua alma nos seguintes dias e horários;
Dia 16/07 - às 17:30 horas na Igreja de Santa Terezinha em Natal
Dia 17/07 - às 16 horas na Igreja de Nossa Senhora da Saúde em Boa Saúde

GALERIA DE FOTOS EM FAMÍLIA




 
 
 
 
 

 
 

 
 
 
 
 
 

Aprovação do governo Dilma cai de 54,2% para 31,3%, indica CNT

Pesquisa divulgada nesta terça confirma tendência de queda após onda de protestos; reprovação subiu de 9% para 29,5%, na comparação com junho.
A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff caiu de 54,2% para 31,3%, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, 16. O levantamento foi feito entre os dias 7 e 10 de julho, após a onda de protestos ocorrida no País.
A avaliação negativa do governo subiu de 9% em junho para 29,5%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 134 municípios de 20 Estados, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A última pesquisa CNT/MDA, divulgada em 11 de junho, registrou oscilação negativa na avaliação do governo e ficou em 54,2%, ante 56,6% do levantamento anterior.
Segundo o levantamento atual, a aprovação do desempenho pessoal de Dilma também caiu de 73,7% e para 49,3%. Já o índice de desaprovação saltou de 20,40% em junho para 47,3%.
Datafolha. No fim de junho, pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada no dia 29 de junho - após a intensificação dos protestos pelo País -, também indicou queda na aprovação da presidente. O índice caiu de 57% para 30% em três semanas. Foi a maior queda de aprovação de um presidente aferidapelo Datafolha desde Fernando Collor em 1990.
Na ocasião, o levantamento identificou ainda o aumento da reprovação ao governo. O percentual de brasileiros que consideram o governo ruim ou péssimo subiu de 9% para 25%. A deterioração das expectativas em relação à economia, segundo o jornal, também explica a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.
Fonte: MSN Estadão
 
 Imagens dos protestos: