F E S T A S J U N I N A S:
VIVA SANTO ANTÔNIO!
VIVA SÃO JOÃO!
VIVA SÃO PEDRO!
Embora sejam comemoradas em todo o Brasil, as festas juninas ganham uma maior expressão no nordeste. No mês de junho são festejados os santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além de alegrar o povo da região, os festejos juninos são uma oportunidade de geração de trabalho e renda, representando um importante momento econômico.
Muitos turistas visitam a região nordeste, nessa época do ano. As festas juninas conservam tradições, como: a fogueira, os fogos de artifícios, as músicas juninas, os forrós, as quadrilhas, as adivinhações, as simpatias, e as comidas típicas. As inovações ficam por conta das quadrilhas estilizadas e das grandes bandas de forró.
O mês de junho no Nordeste é a época da colheita do milho, principal ingrediente das comidas típicas da época: a pamonha, a canjica, os bolos, o milho cozido na palha e assado na fogueira. Além das comidas de milho, também fazem parte do cardápio: arroz doce, cocada, os bolos de batata doce e macaxeira e o pé-de-moleque em cuja receita tem: carimã (mandioca mole), castanha de caju, leite de coco, rapadura, cravo e canela.
No Rio Grande do Norte, os festejos juninos têm como palco maior a cidade de Mossoró, com o “Mossoró Cidade Junina”, com uma variedade de atrações durante todo o mês de junho, tendo como ponto alto o espetáculo: “Chuva de Bala.no País de Mossoró”. Vários municípios realizam festivais de quadrilhas, sendo que o de maior expressão é promovido pela Inter TV Cabugi, na cidade de Monte Alegre.
Bons festejos juninos para todos!
Vejam a seguir alguns vídeos com apresentação
de algumas quadrilhas.