Pela participação e ética na Política!
Responsáveis:
Leia e recomende aos amigos!


Fotos: Arquivo de José Alaí de Souza

A Bandeira do Município de Boa Saúde foi criada através da Lei nº 064/95 datada de 13 de dezembro de 1995. Ela é o Brasão são os símbolos maiores do nosso município. Repre-sentam a nossa gente, a nossa terra, o nosso potencial humano, as nossas riquezas e belezas naturais, nosso saber e nosso fazer, nossa crença, nossa cultura e nossas tradições, nossa história. No seu simbolismo: o templo, significa a nossa fé no Criador e em nós enquanto criaturas livres, dotadas de razão e inteligência e, enquanto cidadãos e cidadãs responsáveis pelo nosso destino; o rio com a pedra do Poço Grande e os campos lembram a nossa história, as nossas belezas e riquezas naturais e nossas potencialidades; o caju, a mandioca e demais produtos agrícolas mostram a capacidade de produzir da nossa terra e o fruto do trabalho da nossa gente. Nesta saudação à nossa Bandeira, lembramos a realidade do município, com alguns desafios:
=>66% da população reside no meio rural, a maioria necessitando soluções para os problemas de trabalho e renda, moradia, água de beber, educação, saúde e saneamento;
=> 62% da população tem menos de 30 anos, exigindo políticas públicas direcionadas às crianças, adolescentes e jovens proporcionando boas condições de saúde, educação e capacitação para o exercício da cidadania;
=> 36% da população urbana e 49% da população rural de 05 anos e mais de idade é analfabeta, carecendo de ter acesso à educação para poder gozar dos benefícios do saber e dos conhecimentos técnicos e científicos;
=> 60% dos responsáveis por domicílios têm uma renda mensal de (-) menos até 01 um salário mínimo e 22% não têm rendimento fixo, mostrando a necessidade de incentivo e apoio às atividades de geração de trabalho e renda;
=> 60% dos agricultores são proprietários e 40% arrendatários, parceiros e posseiros mostrando que o acesso à terra é um fator limitante da produção e da melhoria de vida da população rural;
Esses percentuais mostram o quanto precisamos construir para mudar essa realidade. É urgente que valorizemos nossa condição de cidadãos e de agentes de mudança.


A Associação dos Artesãos e o Conselho Comunitário de Boa Saúde estarão realizando um Bazar Natalino com o objetivo de divulgar e comercializar o artesanato produzido em Boa Saúde. Vários produtos estarão a venda para você presentear os familiares e os amigos, principalmente os amigos secretos por ocasião das comemorações natalinas. Prestigie o trabalho dos nossos artesãos. Ao invés de comprar um produto industrializado compre uma peça de artesanato. Assim estará ajudando os artesãos da nossa terra. Você também pode comprar o nosso artesanato no Box de Artesanato.
O desenvolvimento tecnológico e o consumismo vêm causando um grande estrago no meio ambiente. O homem “civilizado”, com a sua ganância, usa cada vez mais os recursos naturais, como se eles não se tornassem escassos ou se acabassem. As conseqüências são muitas. Milhares de espécies animais extintas ou em extinção. Milhares de espécies de plantas extintas ou em extinção. Poluição no ar, na terra e no mar. Como conseqüência a vida na terra está ameaçada. O planeta está ameaçado e por isso, mais de 60 chefes de Estado confirmaram presença na reunião das Nações Unidas sobre o clima, em Copenhague, na Dinamarca, entre 7 e 18 de dezembro, quando deve ser produzido um acordo mundial para enfrentar as mudanças climáticas. O referido evento vai reunir representantes e negociadores de 192 países e, dadas as expectativas sobre um novo acordo, deve levar cerca de 8 mil pessoas, entre delegações, jornalistas e observadores, à capital da Dinamarca.
O Conselho Comunitário de Boa Saúde e a Associação dos Artesãos estão realizando um treinamento de novas técnicas de artesanato em fuxico, com detalhes em crochê e pintura em tecido, tendo em vista produzir uma variedade de peças artesanais, que além do Box de Artesanato, serão comerciali-zados na FIART – Feira Internacional de Artesanato a ser realizada no Centro de Convenções, em Natal e, por ocasião da Festa da Padroeira de Boa Saúde, em fevereiro.
Mas pela segunda vez, foi embora a água,
Fotos e texto de José Alaí de Souza


No domingo, 18 de Outubro de 2009, o Conselho Comunitário de Boa Saúde, em sua sede, reuniu os participantes do coral infanto-juvenil “O Canto do Rouxinol”. Desta vez, a Assistente Social Eri Paiva e a Professora Sônia Rafael não reuniram o grupo para um ensaio ou uma apresentação, mas para uma comemoração pelo Dia da Criança, com muitas brincadeiras, músicas, presentes e almoço. Além do caráter festivo, o encontro teve o seu lado educativo a partir do tema: “Vamos cuidar do lugar onde vivemos, um pedacinho do nosso planeta!”, despertando nas crianças e adolescentes a responsabilidade com o meio ambiente e a necessidade de preservar a biodiversidade.

BOA SAÚDE NA INTERNET:
No dia 18 de Outubro de 2009, Dona Maria Nair de Moura, mais conhecida como Maria Afonso, comemorou os seus 99 anos de idade, com uma missa de ação de graças e muita festa em sua casa, com a presença dos familiares e amigos. Dona Maria Afonso, até bem pouco tempo, se dedicava ao trabalho de fazer renda de almofada e, por essa razão na homenagem que lhe fizeram ao termino da missa, foi cantada a música “Mulher Rendeira” com a sua participação.


Na Austrália, em Nova Gales do Sul, a cidade de Bundanoon, com 2.500 habitantes, por quase maioria absoluta proibiu a venda de água engarrafada por causa dos prejuízos sobre o meio ambiente. É provavelmente a primeira comunidade no mundo a adotar tal medida.
Centro Comercial de Boa Saúde
Existe por parte do governo, principalmente dos municípios, a obrigação de incentivar e apoiar a cultura nas mais diversas manifestações. Geralmente, faz parte da missão das secretarias municipais de educação, incentivar e apoiar a cultura local, dando condições para existam no município: grupos de teatro, grupos de dança, escola e banda de música, grupos folclóricos (quadrilha junina, capoeira, boi-de-reis, pastoril), artesanato, etc. O incentivo e apoio à cultura deve se efetivar através de ações concretas, como: cursos, oficinas e recursos financeiros para aquisição de material, roupas e indumentárias no caso dos grupos folclóricos. A Prefeitura de Boa Saúde não tem dado o devido apoio e incentivo à cultura local. Nas principais datas festivas, geralmente, apresenta espetáculos com grupos de teatro de fora. Porque não prestigia o Boi-de-Reis de Lagoa dos Currais e o Grupo de Capoeira de Lagoinha? Porque não investe nos nossos jovens possibilitado o surgimento de grupos de teatro e de dança, quadrilha junina, e outras manifestações culturais?
Semente de sucupira
Charge: fonte - crolim.blogspot.com