ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Saturday, December 02, 2006

Caderno Especial: BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO EM BOA SAÚDE

Os registros sobre os acontecimentos e fatos relacionados com a educação no Município de Boa Saúde são muito poucos. As primeiras professoras foram nomeadas em 11/07/1886, através do Decreto Lei nº 981 da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu. Naquela época, o funcionamento das escolas ocorria nas residências ou dependências cedidas pelos fazendeiros ou lideranças políticas.
Primeira escola estadual:
O primeiro prédio escolar de Boa Saúde foi construído na administração do Interventor Mário Leopoldo Pereira da Câmara, sendo inaugurado no dia 02/02/1935. Localizava-se onde foi a residência de Antônio Badamero Sacca e atualmente existe a agência dos Correios. O principal responsável pela sua construção foi José Heronides da Câmara e Silva. fazendeiro, comerciante e uma das principais lideranças políticas da época em Boa Saúde. À inauguração da referida escola compareceu o Dr. Amphiloquio Câmara, Diretor do Departamento de Educação, cargo que corresponde, atualmente, ao de Secretário de Estado da Educação. A inauguração foi noticiada com destaque pelo jornal “A República”, datado de 10/02/1935. No referido prédio funcionou a Escola Isolada Dr. Mário Câmara, depois Grupo Escolar Dr. Mário Câmara, até o ano de 1968, quando foi inaugurado o novo prédio localizado na Av. Manoel Joaquim de Souza e hoje funcionam a Escola Estadual Dr. Mário Câmara e a Escola Estadual Maria do Rosário. O Novo prédio foi construído na administração do Governador Monsenhor Walfredo Gurgel, no segundo mandato do Prefeito Manoel Teixeira de Souza.

Primeiras professoras estaduais:
Em 1933 o povoado de Boa Saúde tinha como professora Maria Emília Pessoa. Construído o primeiro prédio escolar a sua primeira professora foi Iolanda Medeiros, seguida pelas professoras Maria da Conceição Costa e Adelaide Maciel, todas formadas pela Escola Normal de Natal.

Primeiros professores municipais:
Na gestão do primeiro prefeito constitucional Manoel Teixeira de Souza, foram nomeados os primeiros professores municipais: Antônio Urbano dos Santos, para a localidade de Gatos, atual Guarani; Júlia Maurício de Souza, para Lagoa Salgada; Manoel Leandro de Lima, para a localidade Braz e Júlia Barbosa de Mendonça para o sítio Palmatória

Primeira escola municipal:
A construção do primeiro prédio escolar municipal, atual Escola Chicó Maria, localizada em Córrego de São Mateus, foi iniciada no final da segunda gestão do Prefeito Manoel Teixeira de Souza (1965 a 1970) e concluída na gestão do Prefeito José Aldo Barbalho (1970 a 1973).
A construção da Escola Municipal Jessé Freire foi iniciada na primeira gestão do Prefeito Paulo de Souza (1977 a 1983) e concluída na administração do Prefeito Vivaldo Gomes Brandão (1983 a 1989) incluindo a quadra de esportes. O ensino das quatro últimas séries do ensino de primeiro grau (antigo curso ginasial) foi iniciado no Município na gestão do Prefeito Paulo de Souza (1977 a 1983). O curso de segundo grau foi implantado na administração do Prefeito João Félix Neto (1993 a 1997).
Atualmente o Município de Boa Saúde conta com um total de 24 estabelecimentos de ensino, sendo: 02 escolas estaduais com 14 salas de aula e, 22 escolas municipais com um 52 salas de aula, das quais 36 localizadas na zona rural.

Autor do texto:
José Alaí de Souza
Fontes de consulta:
- Boa Saúde- Origem e História,
- Anuário Estatístico, IDEMA, 2004