ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Wednesday, September 23, 2009

ARTESANATO DE BOA SAÚDE


Em Boa Saúde pessoas habilidosas e criativas dedicam ou dedicaram parte do seu tempo ao artesanato, como: Maria Afonso, com rendas e bicos de almofada; Antônio Zacarias com peças de madeira, incluindo um livro, motivo de reportagem na TV Cabugi; Penina com flores de papel crepom e parafina; Belina, Chiqui-nha Louceira e Adelaide dos Gatos com vasilhas de barro; Salvina, do Córrego de São Mateus, com bonecas de pano e colchas de retalho; além de vários mestres de ofício. Na arte de moldar e transformar o ferro, em marcas de ferrar gado e outras peças utilitárias: Severino Foguista e Abílio Ferreira. Na habilidade de trans-formar madeira, em cancelas e avia-mentos de casa-de-farinha: Antônio Zacarias, Manoel Silva, Manoel Matias e João Birico. No artesanato alimentar: Mariinha Nicolau, Rita de Lino, Maria de Pedro Nicolau, Maria Júlio e Bagre dos Gatos com sequilhos, “raiva”, bolo preto, “solda” e muitas outras guloseimas ou vendagens, como se dizia na época.
O artesanato tem o seu lado pra-zeroso e gera trabalho e renda. Se-gundo o Ministério do Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio, 10 milhões de pessoas vivem da atividade,gerando uma
receita anual de R$ 30 bilhões no País, o que justifica receber incentivo do poder público.
O artesão pode trabalhar sozinho ou se associar a outros artesãos. Em Boa Saúde um grupo de artesãos, com o apoio do Conselho Comunitário de Boa Saúde, criou a Associação dos Artesãos, com o objetivo de se ajudarem na produção e na comercialização do artesanato. A associação já realizou cursos de artesa-nato, participou de feiras, semanas de cultura e exposições divulgando e comercializando o trabalho dos artesãos. Outra forma de divulgar e comercializar o trabalho dos artesãos é o Box, cedido pela Prefeitura, no Centro Comercial.
Além da necessidade de maior apoio do poder público, os artesãos de Boa Saúde precisam contar com a comunidade, na divulgação e compra dos seus produtos: trabalhos em ponto cruz, crochê, bolsas e almofadas de fuxico, pintura em tecido, colchas de retalho, bonecas, bijuteria, trabalhos em madeira, cortinas de lacre de alumínio, etc. Prestigie o trabalho dos artesãos de Boa Saúde. O artesanato contribui para reduzir a falta de trabalho, gera renda e ajuda ao crescimento da comunidade.
José Alai de Souza