ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Monday, October 26, 2009

CANCER E ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

Um estudo divulgado recentemente, aprova a receita de saúde que os médicos vem repetindo há anos: manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos. Medidas populares como essas seriam capazes de prevenir 12 tipos de cânceres no Brasil. Os resultados da pesquisa promovida pelo Fundo Mundial de Pesquisas se baseiam na análise de 7 mil estudos sobre a incidência de tumores de mama, esôfago, rim, vesícula, pâncreas, fígado, próstata, endométrio, cólon, pulmão, além da dupla faringe e laringe.
O Brasil fez parte do estudo e os pesquisadores concluíram que no geral 30% dos casos de câncer no país poderiam ser evitados. Para os tumores de boca, faringe e laringe o índice chega a 63%. Na avaliação do oncologista Fábio de Oliveira Ferreira, convencer a população a adotar um estilo de vida saudável para prevenir doenças é uma tarefa difícil porque os efeitos custam a aparecer. Faz parte da prevenção alterar hábitos, como abusar do álcool, do cigarro e de alimentos gordurosos. O uso do álcool tem relação direta com tumores de boca, laringe e faringe.Um jeito de minimizar o problema é aumentar a ingestão de hortaliças e frutas, que são alimentos protetores. O tipo de alimentação determina se ela é fator de proteção ou de risco para o câncer. Até mesmo contra o câncer de mama, considerado um tumor intimamente relacionado à carga genética, há medidas dietéticas eficazes. Segundo o recente estudo, quase um terço deles poderia ser evitado no Brasil. O alto consumo de gordura e a quantidade elevada de gordura corporal alteram o metabolismo da mulher e sua produção hormonal. Assim, fazer a manutenção do peso é uma medida de prevenção. As mães que amamentam por pelo menos seis meses tem a chance de diminuir entre 10% a 20% o risco de câncer de mama.
Alguns alimentos, além da gordura, contém outras substâncias que podem estimular os quadros de câncer. Os embutidos (mortadela, salsichas, presun-tos, entre outros), possuem conservantes à base de nitritos e nitratos, que em contato com o suco digestivo se transformam em compostos reconhecidos como cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde. Até mesmo as versões light ou diet desses produtos, apesar de apresentarem teor reduzido de sódio ou gorduras, contêm os mesmos conservantes.