BOA SAÚDE: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede
de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em
avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o
Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o
ano e frequente a sala de aula.
Para que
pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta
verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da
mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e
estaduais pela melhoria da educação.
O índice
é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das
metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade
do ensino em países desenvolvidos.
Em 2007, foi criado o Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ). O indicador, que mede a qualidade
da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido
numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da
Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até
2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados
em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, ficou provado que unir o país em torno
da educação pode trazer resultados efetivos.
A média
nacional do Ideb em 2005 foi 3,8 nos primeiros anos do ensino fundamental. Em
2007, essa nota subiu para 4,2, ultrapassando as projeções, que indicavam um
crescimento para 3,9 nesse período. O indicador já alcançou a meta para 2009. Se
o ritmo for mantido, o Brasil chegará a uma média superior a 6,0 em 2022. É o
mesmo que dizer que teremos uma educação compatível com países de primeiro mundo
antes do previsto.
Com o Ideb, os sistemas
municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O
índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep /MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação
da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se
aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. Seis foi a nota
obtida pelos países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do
mundo.
A partir da análise dos
indicadores do Ideb, o MEC ofereceu apoio técnico ou financeiro aos municípios
com índices insuficientes de qualidade de ensino. O aporte de recursos se deu a
partir da adesão ao Compromisso Todos pela Educação e da elaboração do Plano de
Ações Articuladas (PAR).
Em 2008,
todos os 5.563 municípios brasileiros aderiram ao compromisso. O ministro da
Educação, Fernando Haddad, telefonou pessoalmente para os 15 últimos prefeitos
que ainda não haviam assinado o termo de adesão. No dia 30 de julho deste ano,
foi completada a inscrição de 100% dos municípios brasileiros. Assim, todos os
municípios e estados do Brasil se comprometeram a atingir metas como a
alfabetização de todas as crianças até, no máximo, oito anos de
idade.
O MEC
dispõe de recursos adicionais aos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) para
investir nas ações de melhoria do Ideb. O Compromisso Todos pela Educação propõe
diretrizes e estabelece metas para o Ideb das escolas e das redes municipais e
estaduais de ensino.
O Ideb das escolas do
município de Boa Saúde não vem alcançando as metas traçadas pelo Ministério da
Educação, como está demonstrado no quadro abaixo.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Em 2007, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ). O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, ficou provado que unir o país em torno da educação pode trazer resultados efetivos.
Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep /MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. Seis foi a nota obtida pelos países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.
A partir da análise dos indicadores do Ideb, o MEC ofereceu apoio técnico ou financeiro aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino. O aporte de recursos se deu a partir da adesão ao Compromisso Todos pela Educação e da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR).
O Ideb das escolas do município de Boa Saúde não vem alcançando as metas traçadas pelo Ministério da Educação, como está demonstrado no quadro abaixo.
IDEB - Resultados e Metas
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