ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Saturday, March 30, 2013

UMA SANTA E ABENÇOADA PÁSCOA

 

 

VIVER A PÁSCOA HOJE
Frei Betto
A Páscoa, na sua origem hebraica, é um fato político: sob o reinado do faraó Ramsés II, em 1250 a.C. Liderados por Moisés, os hebreus se libertaram da escravidão no Egito. Basta isso para que, hoje, ela seja comemorada como incentivo a combater toda forma de opressão, preconceito e discriminação.
Nascemos do mesmo modo; ao morres, teremos todos o mesmo destino; no entento, as desigualdades imperam em nosso modo de viver.
A Páscoa, para os cristãos, além do ato político encabeçado por Moisés, é sobretudo a proclamação de que Jesus, assassinado em Jerusalém, venceu a morte e manifestou a sua natureza também divina.
Assassinaram Jesus porque ele queria o óbvio, o que ainda hoje muitos fingem não enxergar: vida em plenitude para todos. Não é preciso saber economia para se dar conta de que há suficiente riqueza no mundo para assegurar vida digna a seus 7 bilhões de habitantes.
A renda per capita mundial é, hoje, de USS 9.390. Porém, basta olhar em volta para ver nossos semelhantes jogados nas calçadas, catando lixo para se alimentar, morando em favelas, submetidos ao trabalho escravo. Basta abrir o jornal para ler que dois terços da humanidade ainda vivem abaixo da linha da pobreza. E 20% da população mundial concentra 84% da riqueza global.
Páscoa significa passagem, travessia. Domingo, nós, cristãos, iremos à igreja celebrar esta que a mais importante festa litúrgica. E o que muda em nossas vidas? Vamos sair do nosso comodismo para ajudar a acabar com a opressão? Vamos deslocar a nossa ótica do lugar do opressor para encarar a realidade pelos olhos do oprimido, como sugeria Paulo Freire?
É fácil ter religião e professar a fé em Jesus. O difícil é ter espiritualidade e a fé de Jesus.
Feliz Páscoa, queridos(as) leitores(as)!