ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, October 30, 2007

CONSELHO DO FUMAC ELEGERÁ NOVOS CONSELHEIROS

Os Conselhos Municipais, de acordo com a Constituição Federal, são compostos por repre-sentantes do governo e da sociedade civil, com o objetivo de exercerem o controle social.
O que é controle social? É a capacidade que tem a sociedade organizada de interferir nas políticas públicas, participando junto com o poder público na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação do município nas diversas áreas de atuação: saúde, educação, assistência social, criança e adolescente, idosos, etc.Os Conselhos, são uma forma democrática de controle social. Fazer valer esse instrumento de participação é tarefa de cada cidadão. As pessoas que compõem os conselhos fazem a grande diferença na forma de atuação de cada conselho. A atuação dos conselheiros deve ser isenta da política partidária, visando a boa aplicação dos recursos financeiros e o bom funcionamento das políticas e dos serviços públicos.
Os Conselhos Municipais do FUMAC não são diferentes dos demais conselhos. O Conse-lho Municipal do FUMAC de Boa Saúde é constituído por 11 membros, sendo: 01 represen-ante indicado pela Prefeitura, 01 representante indicado pela Câmara de Vereadores, 01 repre-sentante indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e 08 representantes das associações comunitárias eleitos pelas próprios representantes das associações. O presidente, o secretário e o tesoureiro do Conselho do FUMAC pode ser qualquer um dos 11 conselheiros, desde que concorra à eleição e tenha a maioria de votos dos membros do Conselho. O mandato do Conselho do FUMAC de Boa Saúde é de 02 anos. Nos próximos dias serão convocadas eleições para eleger novos conselheiros, uma vez que os cargos estão vagos desde o dia 08/10/2007 quando terminou os 02 anos de mandato dos conselheiros José Alaí de Souza,
Marília Lúcia Lima de Andrade, Antônio Sebastião da Silva, Josué Miranda de Souza, João Batista da Silva, Ézio Renato Alencar de Lima, José Alves Pereira, Francisco Weliton da Silva, Josefa Leor dos Santos, Francisco Amorim de Souza e José Arnaldo da Hora.
De acordo com a legislação em vigor a eleição dos novos conselheiros deverá ser convocada e presidida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a participação da supervisão do Programa Desenvolvimento Solidário, do Governo do Estado.