ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, February 15, 2009



CURTINHAS...
Maria de Deus Souza de Araújo


Os estragos do álcool:

O uso abusivo e dependência do álcool são responsáveis por 60 tipos de doenças, segundo o Centro de Informação sobre Saúde e Álcool (CISA). O álcool é responsável por 4% dos casos de morte no mundo e gera, por ano, 1 milhão e 800 mil óbitos.O álcool provoca câncer (boca, faringe, esôfago e fígado), doenças cardiovasculares, problemas digestivos (cirrose) e transtornos neuropsiquitricos.O abuso de álcool ainda aumenta os riscos de acidentes de trânsito, perda de produtividade no trabalho, desestrutu-ração e violência na familia, violência urbana e suicídio entre outros males.
De volta às aulas:
Avançar nos estudos não depende somente do que as crianças e os jovens aprendem na escola, mas, também de estudar em casa e de cuidados simples, como ficar atento para que os filhos façam os deveres de casa, procurando saber se eles estão com dificuldade em alguma matéria. Vá periodicamente a escola conversar com os professores. Incentive seus filhos a frequentar a biblioteca, a ler e a organizar tempo para brincar, ver TV e principalmente estudar. Acompanhando os estudos dos filhos os pais contribuem para que eles aprendam mais e melhor.Bom período letivo e sucesso nos estudos!
É bom recordar: Ah que saudades dos tempos em que na pacata Boa Saúde podíamos tirar um cochilo tranqüilo após o almoço. Lembro que era costume das famílias dormirem de portas e janelas abertas, após o almoço ao balanço da rede provocado pela brisa do vento. Bons tempos, velhos tempos. Tínhamos medo do inexistente, do inofensivo como o tão temido lobisomem nas noites de lua cheia, da mula sem cabeça, da cruviana etc. Hoje temos medo do inevitável, da violência que só sabíamos existir naquela época nas grandes cidades, mas que agora por ineficiência dos governantes em não proteger a população e a propriedade privada, se instalou nas cidades pacatas do interior. Boa Saúde não escapou dessa triste realidade.