ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, February 13, 2009

Meio Ambiente: NOSSA CIDADE PRECISA DE ÁRVORES

Praça central desprovida de sombra

As árvores começaram a povoar o planeta há aproximadamente 350 milhões de anos. A existência da espécie humana, em sua forma atual, data de apenas cerca de 100 mil anos. Devido as ações do homem, como o desmatamento e a poluição, a existência desses seres que garantem nossa sobrevivência está seriamente ameaçada.
As árvores nos oferecem os seguintes benefícios: redução da poluição, purificação do ar, retenção da umidade e formação de sombra, redução das altas temperaturas, servem de local para abrigo, são fontes de alimento para o homem, aves e outros animais, auxiliam na infiltração da água no solo, embelezam as cidades e valorizam os imóveis do ponto de vista ambiental, paisagístico e econômico.
Além disso, as árvores contribuem para o equilíbrio psicossocial, transmitindo sensação de calma e conforto às pessoas, mas o poder público municipal e a maioria da população de Boa Saúde parecem desconhecer essas vantagens. Na nossa cidade as ruas, praças, escolas e estacionamentos estão desprovidos de arborização adequada e não dispomos sequer de uma área verde ou bosque.
O inverno está chegando e não existe momento melhor para uma campanha de arborização na qual a prefeitura e a população somem esforços no plantio de arvores por toda a nossa cidade, dando atenção especial a locais como: os estacionamentos do estádio de futebol e do ginásio poliesportivo e as margens de estradas, como a do cemitério e das entradas da cidade. Uma campanha desse tipo poderá se constituir num grande momento de educação ambiental tendo como carro chefe a prefeitura, contando com o engajamento das escolas, igrejas, rádio local, comércio e a população em geral.
Custa muito pouco adotar e cuidar de uma árvore, principalmente na época do inverno, quando não precisa aguar. Numa campanha de arborização é importante plantar mudas de espécies nativas, principalmente as consideradas nobres e raras. Os ingredientes fundamentais para o seu bom desenvolvimento das plantas são o cuidado e a atenção, juntamente com a intenção de que elas cresçam e forneçam sombra, flores, frutos e demais benefícios a todos os cidadãos da nossa cidade. Adotar uma árvore pública é um ato de cidadania e de preocupação com o meio ambiente. Vale a pena abraçar e viabilizar essa idéia! É possível e não custa caro aos cofres públicos, principalmente, se contar com a participação da comunidade!