ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, June 23, 2009

POÇO DA PEDRA GRANDE

UM LUGAR QUE PRECISA SER PRESERVADO
O Dia do Meio Ambiente (05 de junho) nos lembra a necessidade de cuidarmos bem dos recursos naturais. Um desses recursos mais importante é a água. Onde existe água existe vida. Vamos preservar nosso rio Trairi, nossos riachos, lagoas, poços, açudes e barragens, evitando a poluição pelo lixo e pela água de esgoto não tratada.
Em Boa Saúde, as pessoas mais idosas sabem da importância que o Poço da Pedra Grande teve no passado, contribuindo para a formação do povoado, inicialmente como local de pouso de tropeiros, nas suas idas e vindas do agreste para o sertão.
Quando Boa Saúde não possuía água encanada, as pessoas se banhavam no Poço da Pedra Grande, em horários diferentes, destinados aos homens e às mulheres. Os mais afoitos pulavam da pedra grande, numa demonstração de coragem mas, para tal proeza era preciso saber nadar. Casos de morte por afogamento aconteciam com uma certa frequencia.
O Poço da Pedra Grande mantinha uma certa reserva de água durante todo o período de estiagem, mesmo nos anos de seca, garantindo a água de beber para o gado e demais animais, quando secavam os pequenos açudes e lagoas. A pesca de peixes, como: piaba, traíra, curimatã e cará; era praticada por algumas pessoas, logo depois do período das enchentes, quando o poço apresentava um grande volume de água e existiam peixes trazidos pela correnteza das águas.
Em cima da pedra grande existem alguns tanques que juntam água da chuva. No passado essa água era usada para lavagem de roupas. Nos dias de rio cheio, a pedra grande transformava-se numa espécie de mirante, de onde as pessoas apreciavam a correnteza do rio e o movimento dos nadadores, principalmente dos irmãos Flor que, atravessavam de um lado para o outro pessoas e mercadorias ou arriscavam-se em manobras difíceis para salvar animais.
Atualmente, o Poço da Pedra Grande e os seus arredores é um espaço que precisa ser preservado, pois, apesar de ser uma propriedade privada ele é um patrimônio da cidade de Boa Saúde pelo seu grande valor histórico e potencial turístico, podendo ser transformado, dependendo do interesse do poder público, numa área de preservação ambiental integrada à barragem, transformando-se em espaço de lazer e de atração turística.
José Alaí de Souza