ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, December 06, 2009

BOA SAÚDE: Aspectos Econômicos

Segundo o Censo/2000 a população economicamen-te ativa era de 3.115 pessoas, 67% homens e 33% mulheres. Pessoas de 10 anos ou mais ocupadas: 2.854. Desse total, 1.039 eram empregadas, 39% com carteira assinada e 61% sem vínculo empregatício. 34% das pessoas ocupadas, trabalhavam para o próprio consumo. 60% dos responsáveis pelos domicílios tinham rendimento nominal médio mensal na faixa de menos até 01 (um) salário mínimo. Os responsáveis por domicílios sem rendimento eram 22% do total. Essa realidade deve ter mudado e a nova realidade deve ser revelada pelo censo de 2010.
A economia do Município tem como base as atividades agropecuárias. No setor agrícola predomina a agricultura familiar tendo como principais produtos, o milho e o feijão. As culturas agrícolas mais significativas são a mandioca e a castanha de caju, cujas produções colocam o município entre os maiores produtores do Estado.
Em relação à mandioca, parte da produção é beneficiada no Município e outra é destinada a outros municípios do nosso Estado, Paraíba e Pernambuco. A produção total de castanha de caju sai do município sem receber nenhum beneficiamento. Nas condições atuais, esses principais produtos agrícolas deixam de gerar mais trabalho e renda no município. Em relação à pecuária, os rebanhos mais representativos são: bovinos, ovinos e suínos.
O comércio conta com cerca de 80 estabelecimen-tos, destacando-se 05 supermercados, 02 farmácias, 03 armazéns de material de construção, 02 lojas de confecções e 01 posto de revenda de combustível. A sede do município conta com uma feira livre realizada aos domingos.
Texto e foto de José Alaí de Souza