ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, May 11, 2010

LIVRO SOBRE CORONEL JOSÉ LÚCIO

No dia 07 de abril, às 19 horas, no Solar Bela Vista, em Natal foi lançado o livro: José Lúcio Ribeiro – Sua trajetória de menino pobre a “coronel” do latifúndio de da política, escrito pelo seu neto José Alaí de Souza, com prefácio do Escritor Valério Mesquita e orelha assinada pelo Professor e Evangelista José Lúcio Ribeiro Filho (Jotha). Por ocasião do lançamento, José Alai assim se expressou: “Nesses últimos 10 anos tenho me dedicado a pesquisar e a escrever sobre as minhas raízes, sobre os meus antecedentes, sobre a minha história. Assim: no ano de 2000, eu e minha irmã Maria de Deus escrevemos a História de Boa Saúde; em 2003, eu e Socorro Souza, escrevemos a História da Família Souza, do Bom Pasto; em 2004 organizei e publiquei uma seleção dos poemas de Antônio Zacarias e, agora, acabo de escrever a história do meu avô materno, Coronel José Lúcio Ribeiro.
A presente obra num primeiro momento enfoca o poder e a força dos coronéis, desde o surgimento do coronelismo e sua importância no período da colonização, passando pela República, pelo Estado Novo e chegando aos dias atuais nas mais diversas formar de disfarce.
Em seguida, resgata a história do Coronel José Lúcio, desde o menino José nascido em 28 de outubro de 1886, na Zona da Mata Paraibana e que começou a trabalhar muito cedo e, também, muito cedo perdeu seu pai, ajudou sua mãe a criar os irmãos, trabalhou muito, prosperou e, de vendedor ambulante passou a ser de dono de terras e de engenho e um político respeitado e de muito prestígio no Litoral Agreste do Rio Grande do Norte.
Eu nasci na Fazenda Belo Horizonte, em 1940, quando ainda era comum os primeiros netos nascerem na casa dos avós maternos sob os cuidados de uma “comadre” ou “parteira curiosa”.
Quando menino, apesar da distância, entre Boa Saúde e a fazenda Belo Horizonte, eu sempre passava alguns dias das férias escolares com os meus avós maternos. Vem daí as primeiras lembranças e impressões a respeito do meu avô José Lúcio, a quem eu chamava de pai Lúcio e, da minha avó Sofia, a quem eu chamava de mãe Sofia.
Para mim, tudo na casa-grande e no seu entorno, era motivo de admiração, principalmente a afluência de pessoas que procuravam o meu avô e buscavam nele a solução de algum problema. O fato de o chamarem de coronel, para mim, naquela época, não fazia diferença alguma se o chamassem apenas de “Seo” José Lúcio. Eu não tinha condições, ainda, de assimilar o significado, o peso e o poder das pessoas detentoras de tal título.
O meu avô José Lúcio fez história, marcou a sua presença como cidadão e como político, principalmente, no Litoral Agreste Potiguar, ficando até hoje, na memória de várias gerações. Tem sido lembrado por muitos autores como um dos personagens do nosso folclore político, o que tem contribuído, de certa forma, para manter vivo o seu passado. Este livro tem como objetivo resgatar e preservar a sua memória...”.
A referida obra encontra-se a venda na Livraria Siciliano, no Shopping Midway Mall em Natal e no Box de Artesanato em Boa Saúde, onde professores e estudantes terão um desconto durante o mês de maio. Maiores detalhes sobre o lançamento do livro sobre o Coronel José Lúcio, no dia 07 de abril, no Centro de Cultura e Lazer de SESI em Natal, nos blogs:
http://bsaudernontemehoje.blogspot.com/
http://www.ojornaldacidadania.blogspot.com/