ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, June 18, 2010

05 DE JUNHO - DIA DO MEIO AMBIENTE

Foto: Barrigudas gigantes em terreno que pertenceu ao Sr Cirilo Carolino de Alencar.
Você já parou para pensar que somos uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta?
E que nós seres humanos fazemos parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população, enquanto muitas outras estão se extinguindo?
Sabe-se que um total de 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção, desde plantas e insetos pouco conhecidos até aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema, pois muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.A principal causa de tudo isso é a atividade humana.
Em busca do que chamamos de desenvol-vimento, nós causamos o desaparecimento de grande parte das florestas, drenamos os pantanais, poluímos os rios e mares, poluímos a atmosfera e emitimos quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos.
E assim, provocamos e aceleramos o ritmo de extinção de várias espécies de vegetais e animais na terra. Consequentemente, nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder algo que é fundamental para a nossa sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta, conhecida como "biodiversidade" e que nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito, muito mais.
Você pode até achar que aquele passaro que fez um ninho no seu quintal ou as árvores que crescem no terreno ao lado da sua casa não tem nenhuma importância para a sua vida, mas tem. Tudo na natureza é fundamental para a nossa vida. A não preservação do meio ambiente e das espécies tem causado resultados catastróficos, como vem ocorrendo ultimamente. Por isso, a Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade, como uma oportunidade para mostrar a importância da biodiversidade para a nossa vida e para a vida do planeta terra, bem como chamar a atenção para a nossa responsabilidade no sentido de preservar a natureza e proteger milhares de espécies animais e vegetais existentes na terra. Sinta-se responsável pela preservação da natureza. Desenvolva alguma ação na sua casa, na vizinhança, na escola ou na comunidade que ajude