ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, February 13, 2007

O MUNDO ESTÁ FICANDO MAIS QUENTE

Ultimamente a televisão e outros meios de comunicação tem mostrado e falado muito sobre o aquecimento global e seus efeitos para o planeta terra.
O aquecimento global é provavelmente hoje a maior ameaça à vida na terra. Devido a atividade humana o clima está em rápida transformação. O século XX foi o mais quente do milênio. O aquecimento é irreversível e pode chegar a 4 graus neste século, segundo estudo da ONU - Organização das Nações Unidas, que prevê mais tempestades, secas e ondas de calor no futuro, provocadas pela queima de combustíveis fósseis e outras atividades humanas.
O aquecimento do clima da terra vem ocorrendo devido às emissões de gases do efeito estufa. O que significa efeito estufa? Significa a elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera. Esses gases permitem que a luz do sol chegue a terra, mas bloqueiam e enviam de volta parte do calor irradiado pela terra.
As principais conseqüências do aquecimento global seriam: alteração das paisagens vegetais, que caracterizam as diferentes regiões da terra e o derretimento das massas de gelo provocando a elevação do nível do mar e o desaparecimento de cidades, ilhas e regiões litorâneas. De acordo com um estudo da NASA (agencia espacial norte-americana) entre 1993 e 1999, o nível dos oceanos subiu entre 5 e 10 milímetros. Estima-se que nos próximos 100 anos a elevação do mar pode chegar até 90 centímetros, como resultado do derretimento das geleiras dos pólos, devido o aumento da temperatura.
Segundo um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas, se houver uma elevação de 3 graus na temperatura da terra, haverá a redução de alguns produtos agrícolas no Brasil, como o café (60%) e soja (40%). Na pecuária as conseqüências seriam: redução da
produção de leite, aumento de abortos e, nas aves, a produção de ovos sem casca.
A partir do relatório da ONU, Ministros do Meio Ambiente de quase 100 países se reuniram para propor medidas de modo a salvar o planeta. Espera-se que o referido relatório incentive os governos, especialmente o dos Estados Unidos, maior poluidor mundial, e as empresas a se empenharem na redução dos gases do efeito estuda, emitidos principalmente por usinas termelétricas, fábricas e carros.
E nós, como ficamos? Num primeiro momento, nos interessarmos por esse assunto e nos mantermos informados. Depois, ver o que podemos fazer no lugar onde vivemos e no nosso dia-a-dia, levando em consideração a necessidade de não poluirmos e de preservarmos o meio ambiente. Plantar, pelo menos, uma árvore, ajudaria a melhorar a vida no planeta.

JORNAL DA CIDADANIA : www.ojornaldacidadania.blogspot.com