ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, February 13, 2007

O QUE OS BRASILEIROS PENSAM DOS POLÍTICOS?

No dia 01/02/2007 tomaram posse em Brasília os senadores e os deputados federais e, nos Estados os deputados estaduais eleitos em outubro de 2006.
Recentemente o IBOP realizou uma pesquisa sobre o que a população acha dos parlamentares. A maioria dos brasileiros considera o Congresso Nacional muito importante para a democracia. Mas a imagem dos políticos está muito ruim e desgastada: 55% dos entrevistados consideram os deputados e senadores desonestos; 52% consideram insensíveis às necessidades da população e, 49% consideram mentirosos. Uma grande maioria da população (84%) acha que os parlamentares trabalham pouco e 52% acha que o número de bons deputados e de senadores não passa de 10% dos nossos parlamentares.
Em relação aos interesses da sociedade, apenas 3% dos entrevistados acham que os deputados e senadores representam e defendem as necessidades da população, enquanto 31% acha que eles defendem mais os interesses de grupos políticos e, 63% acha que eles defendem mais os seus próprios interesses.
Quanto à semelhança dos políticos com alguns animais: 37% dos entrevistados associaram à imagem de um rato; 28% à imagem de
um abutre e, 14% de um cão de guarda. A proposta dos parlamentares de aumentar em 91% o próprio salário foi considerada um fato grave por 38% das pessoas pesquisadas. As CPIs do mensalão e outros escândalos envolvendo parlamentares são os principais motivos do descrédito nos políticos, pela população.
O pouco interesse e a falta de acompanhamento da atuação dos políticos pela população ficou bem demonstrada na pesquisa: 80% dos entrevistados não sabiam quem era o presidente da Câmara dos Deputados; 76% não lembrava de alguma medida importante de algum deputado para a sua cidade ou região.
Quem são os principais culpados por essa situação? Certamente que nós eleitores, pois fomos nós quem os escolhemos.Nós eleitores merecemos os governantes e os parlamentares que temos, pois fomos nós quem os elegemos com o nosso voto. Por isso é importante votar consciente e escolher bem as pessoas que queremos como os nossos representantes no poder.Outra responsabilidade tão importante quanto votar é acompanhar as ações dos parlamentares e dos governantes. Cada cidadão, individualmente ou através dos Conselhos e de outras organizações da sociedade, tem o direito e, ao mesmo tempo, o dever de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.