ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Wednesday, August 01, 2007

SAÚDE: A diabetes assusta

Cada vez mais cresce o número de pessoas com a diabetes, doença causada pela falha na secreção da insulina, hormônio produzido no pâncreas, responsável por levar a glicose do sangue para as células. Estimase que no Rio Grande do Norte 240 mil pessoas sejam diabéticas. A ONU (Organização das Nações Unidas) calcula que em 2025 serão 380 milhões de diabéticos no mundo, se não houver uma política severa de prevenção da doença.
Prevenir ainda é a melhor opção. Com o avanço das técnicas empregadas nos exames, a diabetes pode ser descoberta, cada vez mais cedo, identificando as pessoas com pequena alteração nos níveis de glicose ou na produção de insulina.
A doença não tem cura e a pessoa precisa fazer um controle durante toda vida, evitando o aparecimento de complicações. A diabetes, se não for tratada corretamente, pode provocar problemas no cora-ção, pés, vasos sanguíneos e nervos. Os sintomas mais comuns são: cansaço, perda de peso, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva.
A melhor prevenção ainda é a prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável. No controle da doença é importante que a pessoa tenha força de vontade para controlar a própria alimentação.