ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, June 01, 2008

BOA SAÚDE RECEBEU COM FESTA A SUA PADROEIRA




No dia 29 de maio, Boa Saúde recebeu de volta Nossa Senhora da Saúde, conduzida em carreata a partir de Serra Caiada e recebida com muita festa pela comunidade católica, depois de restaurada e reconstituída a sua pintura original.
De origem portuguesa e em estilo barroco, tendendo para o neo-clássico, a imagem é do século XIX, provavelmente entre 1800 e 1860. Sua chegada a Boa Saúde ocorreu antes de junho de 1878, conforme documentos daquela época.
A restauração e reconstituição da pintura original estiveram a cargo do especialista em restauração de obras de arte sacra, Hélio de Oliveira, após estudo das condições da imagem solicitado por José Alaí, em junho de 2007.
O processo de restauração foi iniciado na segunda quinzena de fevereiro/2008 com previsão para ser concluído em 120 dias, possibilitando o retorno da imagem para o encerramento do mês de maio. Todas as etapas da restauração foram acompanhadas por José Alaí, a quem foi delegada essa responsabilidade por Pe. César e, segundo a sua observação, os trabalhos foram executados conforme a proposta e com muito profissiona-lismo. Ainda, segundo a sua opinião, o objetivo proposto foi alcançado e o resultado foi dos melhores em termos de conservação e beleza estética da imagem. O valor pago foi R$ 3.500,00 com recursos da Festa da Padroeira / 2008.