ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Wednesday, March 11, 2009

Data: 08 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem nada receber pelo seu trabalho ou então ganhando um salário injusto. Em razão da discriminação as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tanta que operárias de uma fábrica têxtil foram queimadas vivas, em Nova Iorque, após um manifestação reivindican-do redução da carga horária de 16 para 10 h diárias, salários iguais aos dos homens que ganhavam até 3 vezes mais na mesma função.
Em 08/03/1910, na Dinamarca aconteceu uma conferência mundial feminina e foi criado o Dia Internacional da Mulher.
No Governo de Getúlio Vargas, em 1932 as mulheres passaram a ter direitos trabalhistas iguais aos homens e o direito ao voto e aos cargos públicos do executivo e do legislativo. Há Poucos anos, no Brasil, como mais uma conquis-ta das mulheres foi aprovada a Lei Maria da Pe-nha contra a violência e maus tratos a mulher.
O dia 08 de março não é apenas uma data comemorativa, mas um dia de luta e de protestos à discriminação, ao preconceito e à violência contra a mulher.

A B S O L U T A

Eri Paiva
O dia a dia tem mostrado
Que a mulher de hoje
Tem assumido, enfrentado
A vida, as tarefas, a missão
Com desmedida ousadia
E muita determinação.

É mulher absoluta,
Dona do seu nariz,
Já não pede permissão
Para ser feliz...

Destemida vai à luta,
Como lhe convém e apraz
Mas seu coração feminino,
Entoa sempre o hino,
Em favor do amor e da paz!

(Em 22.01.2009)