ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Wednesday, March 11, 2009

A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e segurança pública”. O objetivo da Campanha é suscitar o debate sobre a seguran-ça pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade. É necessário que todos se empe-nhem efetivamente na construção da justiça social como garantia de segurança para todos.
A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraterni-dade, o respeito mútuo e a mediação pacífica dos conflitos.
Para que a paz seja alcançada é necessário que as pessoas reconheçam a violência na sua realidade pessoal e social, bem como se sensibilizem e se mobilizem para assumir sua responsabilidade no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da paz.
É necessário reconhecer e se opor à gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas e fortalecer a conscientização sobre a negação de direitos como causa da violência. A Campanha da Fraternidade deste ano mostra, ainda, a necessidade de criação e articulação de políticas públicas com vistas à superação da violência que não atinge apenas as grandes cidades, mas todo e qualquer povoado do interior.