ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Wednesday, May 27, 2009

A ÁGUA DAS ADUTORES AINDA NÃO CHEGOU PARA MUITAS PESSOAS

Monsenhor Expedito Medeiros

Foto: AnaAmaral/DN
O programa de adutoras para levar água de boa qualidade para a população do interior do Rio Grande do Norte não era apenas um sonho, era uma luta encabeçada por Monsenhor Expedito,vigário de São Paulo do Potengi.
“Onde antes milhares de pessoas, submetidas aos castigos da seca, eram obrigadas à percorrer diariamente grandes distâncias em busca de água, esperar noites inteiras pelo caminhão pipa para conseguir duas latas d’água ou simplesmente abandonar suas cidades em busca de melhores condições de vida, uma revolução provocada por canos alterou essa realidade, dando uma nova perspectiva de vida para a população do Rio Grande do Norte. A revolução dos canos traduz-se num nome: adutoras. O objetivo: levar a água das regiões onde ela é abundante para as localidades onde ela era escassa e completamente necessária”. (DN-22/03/2009)
Tudo começou em 1995 com a criação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, da Lei Estadual de Recursos Hídricos e do Programa de Estadual de Recursos Hídricos, na administração do então governador Garibaldi Alves Filho.
“Mas, o grito de clamor não havia saído do aparato estatal. Esse grito idealizador, fundamental, partiu do município de São Paulo do Potengi. O programa de adutoras nasceu da conjugação da iniciativa do Governo do Estado encampando o sonho obstinado do Monsenhor Expedito Sobral de levar água para o interior do estado.
O Profeta das Águas, como ficou conhecido, defendia uma solução eficaz para a falta de água no interior”.(DN-22/03/2009)
Iniciado em 1997, o programa de adutoras em 2001 contava com 1.080 quilômetros de exten-são. Nos últimos 6 anos foram implantados mais 500 quilômetros de adutoras, mas a água ainda não chegou em muitas comuni-dades do interior, como é o caso de Boa Saúde, onde o Programa Desenvolvimento Solidário, atualmente com recursos destina-
dos a melhoria da infra-estrutura rural, poderá financiar projetos para levar água às comunidades onde ainda falta.
Outras formas de resolver a falta d’água nas comunidades rurais é a implantação de dessalinizadores e a construção de cister-nas. A população de várias comunidades, do município de Boa Saúde, já foram beneficiadas através de dessalinizadores que ficaram fora de uso por falta de manutenção. O programa “Um Milhão de Cisternas” que chega aos municípios com a participação das igrejas, sindicatos, associ-ações e outras instituições com a participa-
ção do poder público.já construiu mais de uma centena de cisternas em Boa Saúde. A cisterna é importante para armazenar a água da chuva onde, por enquanto, não é possível chegar água da adutora.
No dia 22 de março comemoramos o Dia Internacional da Água. Você já se deu conta da importância da água na nossa vida, na comunidade e no planeta? Sem
água não há vida. Por isso cada pessoa e o poder público (a prefeitura, o governo do estado e da nação) têm a obrigação de cuidar bem e proteger as fontes de água, não poluindo os rios, riachos, barragens e lagoas com esgoto sanitário não tratado e outros poluentes.
Barragem de Boa Saúde – Inverno de 2008
Além da não poluição das fontes de água deve-mos nos preocupar com o armazenamento ou represamento da água da chuva. E neste aspecto: qual a providência que está sendo tomada para a recuperação da barragem de Boa Saúde? A atual administração municipal vai deixar ela se tornar um elefante branco?
Outra preocupação que devemos ter é em relação ao uso da água. O que podemos fazer para evitar o desperdício? Cada pessoa pode adotar medidas para economizar água e dinheiro. O tamanho da conta da CAERN não depende apenas do consumo, mas principalmente, do tamanho do desperdício. Você já pensou nisso quando abre a torneira da pia ou do chuveiro? Lava o carro ou a calçada? Aliás, calçada não é para ser lavada, é para ser varrida!
A ONU – Organização das Nações Unidas, na Declaração Universal dos Direitos da Água, Art. 7º diz:
‘A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis’.
A escola tem um papel muito importante na educação ambiental sobre os cuidados com a água e demais recursos naturais, seu uso racional e contra o desperdício. Além da abordagem do tema na sala de aula, atividades como: caminhadas, gincanas e apre-sentações teatrais podem contribuir para formar uma consciência cidadão em relação à responsabilidade com o planeta.
O equilíbrio e o futuro do nosso planeta depen-dem da preservação do meio ambiente, principalmen-te dos recursos hídricos. A água é fonte de vida. Dela depende a sobrevivência do homem e das demais espécies de vida na terra. Pense nisto? Faça a sua parte, não poluindo, não desperdiçando e não degradando o meio ambiente. Seja um defensor da vida no planeta. Para isto você não precisa ir longe. Veja o que acontece ao seu redor. Proteja os recursos naturais. Denuncie os crimes contra a natureza.