ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Thursday, July 23, 2009

CRISE NO SENADO

Charge: fonte - crolim.blogspot.com
O Senado tem um orçamento de 2,7 bilhões de reais. Desde o início de 2009 uma série de denúncias vem ocorrendo por causa de desmandos administrativos envolvendo funcionários e senadores, como o excesso de diretorias e a contratação de parentes e agregados da família do Presidente do Senado, em cargos comissionados.
A contratação de parentes até o 3º grau, em cargos comissionados no poder executivo ou legislativo, é considerada nepotismo, uma prática que é proibida por lei. Qualquer cidadão ou instituição interessada poderá recorrer ao Judiciário para pedir a anulação de uma contratação que ofenda os princípios constitucionais.
O Senado tem 9.600 funcionários que trabalham para atender 81 senadores. São 3.500 servidores terceirizados, 2.800 comissionados e 3.300 funcionários efetivos.
Uma pesquisa feita pelo Data Senado mostra que 50% das pessoas entrevistadas, acham que a corrupção é o "maior problema" do Senado. A falta de transparência é a segunda questão para 21% dos que foram ouvidos e 16% criticaram o excesso de gastos. A demora nas votações de matérias legislativas foi apontada como problema por apenas 12% dos entrevistados.
A maioria das pessoas consultadas (89%) afirma, que uma "faxina" no Senado depende de uma reforma administrativa, enquanto que: 88% acha que depende do corte de 10% dos gastos do Senado; 84% acha que depende da redução do número de diretores e 86% acha depende da limitação no uso de passagens pelos senadores.
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo