ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Thursday, July 23, 2009

EXEMPLO PARA O MUNDO: Cidade proíbe água engarrada!

Na Austrália, em Nova Gales do Sul, a cidade de Bundanoon, com 2.500 habitantes, por quase maioria absoluta proibiu a venda de água engarrafada por causa dos prejuízos sobre o meio ambiente. É provavelmente a primeira comunidade no mundo a adotar tal medida.
A campanha pela proibição alega que a extração, embalagem e transporte da água engarrafada usam muitos recursos. Além disso, as garrafas plásticas vazias terminam no lixo. Os moradores tomaram essa medida depois que uma empresa quis extrair a água localmente, levar para engarrafar em Sydney e trazer de volta para vender na cidade.
O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, apoiou a causa, ordenando que todos os departamentos do governo parem de comprar água engarrafada e passem a usar água da torneira, uma medida que vai economizar o dinheiro do contribuinte e ajudar o meio ambiente.
Comentando a notícia:
Bundanoon, tem apenas 2.500 habitantes. É uma cidade pequena. Não é como São Paulo que com 19.949.261 habitantes é a sexta maior cidade do mundo. Se essa medida fosse tomada em São Paulo a defesa do meio ambiente seria 8.000 vezes maior, em relação a cidade de Bundanoon. Mas, o mais importante não é ser grande. É saber fazer a diferença e, uma cidade, com apenas 2.500 habitantes, saiu na frente, dando o seu exemplo ao mundo. Também, individualmente, cada pessoa pode fazer a diferença na comunidade onde vive: praticando a justiça e denunciando as injustiças: sendo honesto e combatendo a corrupção; preservando o meio ambiente e sendo um defensor da natureza, além de outras atitudes que contribuam para a vida das pessoas ser melhor. Tem mais: o crescimento ou desenvolvimento da comunidade e do município depende mais das atitudes da população do que da ação dos vereadores e do prefeito. Os políticos e os governantes agem de acordo com o consentimento da população. Bem ou mal, eles administram do jeito que a população permite.