ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Wednesday, January 27, 2010

ARTESANATO DE BOA SAÚDE NA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO







Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior

De 22 a 31 de janeiro de 2010 a Associação dos Artesãos de Boa Saúde, com o apoio do Conselho Comunitário de Boa Saúde, participa da 15ª FIART – Feira Internacional de Artesanato, no Centro de Convenções de Natal, um evento promovido pelo Governo do Estado, Prefeitura de Natal e SEBRAE. A 15ª FIART conta com a participação de artesãos de 18.países, dos 27 estados do Brasil e da maioria dos municípios do Rio Grande do Norte. Além da exposição e comercialização do bonito e variado artesanato de várias partes do mundo, a FIART é um encontro de vários povos, várias culturas e tradições. Os artesãos de Boa Saúde estão participando da FIART pela primeira vez, depois que os produtos confeccionados por um grupo de 12 mulheres foram avaliados pelo PROART e considerados de boa qualidade e em condições de competir com o artesanato que é exposto e comercializado no referido evento.
O estande de Boa Saúde ficou localizado na mesma ala em que ficaram localizados os famosos bordados de Caicó e o artesanato em pedras de Currais Novos, na área reservada pelo Governo do Estado para as Associações de Artesãos e artesãos autônomos, contando com toda assistência do PROART/ Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social que tem como Secretário José Gercino Saraiva. O estande do artesanato de Boa Saúde recebeu a visita da Governadora Vilma de Farias, do Senador Garibalde Alves, do Secretário de Trabalho e Ação Social e outras autoridades que visitaram a FIART.
Os principais produtos comercializados na FIART pela Associação dos Artesãos de Boa Saúde foram: panos de prato, toalhas de lavabo, estolas, conjuntos para banheiro, conjuntos de toalhas de banho, tapetes para banheiro, almofadas, sandálias decoradas, colares e tiaras. A maioria dos produtos foram confeccionados com tecidos e fios em algodão cru, utilizando como técnicas artesanais: crochê, fuxico, borda-
do em ponto cruz e vagonite e a pintura em tecido. Na fase de produção os artesãos contaram com a orientação dos técnicos Marcílio de Souza, do PROART e Gilson Firmino. A coordenação do estande ficou sob a responsabilidade de uma equipe composta por José Alaí, Eridante, Aparecida Campos e Sônia Rafael.
Fazendo uma rápida avaliação, José Alaí considerou que “essa participação na FIART foi a primeira grande oportunidade que os artesãos de Boa Saúde tiveram de mostrar o seu talento e comercializar o seu trabalho num evento onde a população de Natal se faz presente, além dos turistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo. Resta-nos agora aperfeiçoar cada vez mais o nosso artesanato, buscando o apoios e parcerias necessárias”.