ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Thursday, January 28, 2010

BOA SAÚDE FESTEJA SUA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Boa Saúde se prepara para celebrar a tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde, de 24/01 a 02/02/2010, uma tradição de mais de 132 anos.
As celebrações religiosas terão início no dia 24 com uma carreata conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Saúde desde a cidade de Santo Antônio e constarão de missas todas noites, tendo como celebrantes padres convidados de outras paróquias. No Dia da Padroeira – 2 de Fevereiro – haverá missa solene e crisma às 10 horas e às 17 horas procissão e missa de encerramento.
A programação sócio-cultural nos dias 31/01 a 02/02/2009 constará de apresentação de bandas, barracas diversas, parques de diversões, exposição e venda de artesanato, leilão e movimentação nos clubes. Programação completa da Festa na Internet: http://www.boasadern.blogspot.com/


A Devoção a N. S. da Saúde
Na América Latina, a devoção a Nossa Senhora da Saúde começou no México. Em 1538, os índios Patzcuaro esculpiram sua primeira imagem. Em Portugal teve início em Lisboa, em 1569, por ocasião de uma grande peste.
No Brasil essa devoção foi trazida pelos portugueses para os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais e, depois se expandiu para todo o Brasil.
No Rio Grande do Norte a devoção a Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Boa Saúde, começou com a construção da capela e a vinda da imagem da Europa, mais provavelmente de Portugal, por iniciativa de Luiz Francisco da Costa, conhecido como Luiz Cachoeira.
São muitos os devotos de Nossa Senhora da Saúde, que durante o ano, visitam sua capela para obter ou agradecer uma graça por sua intercessão. Mas, nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro é que mais de 10 mil pessoas, a cada noite, participam da tradicional Festa da Padroeira. A consolidação dessa devoção a Nossa Senhora da Saúde, segundo a tradição, vem ocorrendo há mais de 132 anos, constituindo-se num patrimônio imaterial da cidade de Boa Saúde.
A Festa de Nossa Senhora da Saúde ou “Festa de 2 de Fevereiro” reúne o sagrado e o profano, a devoção e o prazer, o agradecimento e a esperança. A força e persistência secular e a capacidade de agregar novas características ao evento são responsáveis pela manutenção da tradição mais que secular apesar dos impactos da sociedade moderna.