ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Saturday, February 13, 2010

COMENTÁRIOS SOBRE A EXPLOSÃO NA FESTA DA PADROEIRA DE BOA SAÚDE


Sebastião Paulino (03/02/2010):
"Desconheço a causa; apena vivi as consequências de um sinistro de proporções graves. Como médico plantonista da UTI Geral do HMWG e ex diretor geral da Unidade, apenas recebi a informação de um acidente com "múltiplas vítimas" que teria acontecido em uma cidade próxima. Asseguro que em tempo célere, já havia toda uma equipe pronta para acolher as vítimas. Médicos de outras UTIs do citado Nosocômio, todos de prontidão, dirigiram-se para o atendimento emergencial, todos movidos por uma vontade única: "Preservar vidas e atenuar o sofrimento humano". E lá estavam todos, integrando uma equipe completa de profissionais de todas as especialidades, todos solidários com os demais, sem mensurar esforços. Um "alerta" foi acionado para o SAMU, o que motivou a ida imediata de profissionais que estavam com seus familiares para o merecido descanso noturno, depois de uma jornada extenuante de trabalho. Não bastasse tanto, outros profissionais que tomaram conhecimento do fato, deslocaram-se para o Hospital com o nobre interesse de integrar a equipe de plantão. Não demorou muito, percebi que o maior Pronto Socorro de nosso Estado, em um dado momento, tinha bem mais profissionais do que doentes. Todos inteiramente preparados para enfrentar mais um desafio. Aos poucos as primeiras vítimas começaram a chegar. Alguns com agravos preocupantes; outros, nem tanto. Em meio ao choro incontido e diante de tantos gemidos de dor, todos atuavam de forma orquestrada, harmoniosa, instante em que cada profissional já tinha em mente um manual com todas as informações do que deveria fazer. Todos se faziam entender com um simples olhar. Eram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de maqueiros e demais servidores de todos os níveis. Aos poucos aquele Pronto Socorro foi voltando à sua rotina. Não demorou muito, percebi que tínhamos vencido mais um embate. Já não havia mais doentes com a necessidade de atendimento emergencial. Todos voltamos para os setores de origem, com a certeza do dever cumprido. Confesso que revi um filme em minha memória, já pela madrugada, de tudo o que havia presenciado e feito nas primeiras horas da noite. Senti que a emoção estava chegando com uma intensidade bem suportável e fácil de controlar, ao lembrar dos instantes em que uma equipe calejada e tão bem orientada, atuava de forma coesa, em conjunto e com tanta maestria. Todos estão de parabéns. Pena que tenhamos tão pouca importância para quem lida com as finanças de nosso Estado".

Angela Rose(03/2/2010)
"Estava lá na hora do acidente, foi realmente traumatizante, havia muitas pessoas no local e na hora da explosao foi um grande tumulto, isso é o resultado da falta de organização era muito proximo o local de onde oxplodirão os fogos do local da população, infeslisente uma festa que seria de muita alegria a todos tornou-se uma grande tragédia".
Jeferson (03/2/2010)
"Bom dia; como e que as altoridades ficaram ciente que as queimas de focos seria en plena praça do evento. isto poderia ser evitado pois existe um processo que e autorizado pelo corpo de bombeiros.sera que ninguem esta ciente que poderia ocorre um grave acidente, pois se estivecer lonje do publico a queima de fogos; isto poderia ter sido evitado".
Denize (03/2/2010)
"Parabéns aos profissionais do HWG fizeram esse atendimento rapido... podendo amenizar as dores das pessoas, que Deus possa abênçoar todos vcs. quanto aos familiares...so Deus para da forças a todos".
Renata (03/2/2010)
"Caros leitores, antes de partir para boa saúde, a "excelentíssima" governadora estava em Espírito Santo, onde acontecia o encerramento da festa da padroeira: Nossa Senhora da Piedade, festa esta que desde o tempo do meu avô tinha o cunho religioso, mas que nos últimos anos, após terminar a procissão, tem o cunho político. Todos os anos aparecia por lá o deputado Robinson Faria, que tinha o apoio do prefeito, aquele, pelo menos se limitava a comparecer. Já ontem, a governadora fez questão de fazer um discurso, demagogo como sempre, indignando quem o ouvia, pois espirito santo é um dos municipios mais pobres do Estado, enquanto ela falava de parceiria com a atual prefeita e pedia apoio dos presentes para continuar levando verbas ao municipio. Alguém está blefando nesta história, ou nunca mandaram verbas pra lá ou ela evapora quando chega. Além disso, acredito que o acidente tenha ocorrido pelo mesmo motivo que poderia ter acontecido em Espirito Santo, lá não tinha a menor organização, as duas ruas de acesso ficam completamente interditadas pelos ambulantes, que se instalam ao longo da rua, nas calçadas das casas impedindo o usufruto dos proprietários. carros também fecham os acessos. Em Espírito Santo, o posto de saúde funciona precariamente o ano inteiro e durante a festa também, a prefeitura não coloca um pacote de gaze a mais, como também não organiza uma única rua para se ter acesso em caso de acidente, pois o local que poderia ter esse fim é interditado por barracas de prostituição, que funcionam com autorização da prefeitura, local bem propício para a disseminação de Aids e outras DST'. Por fim, dentre outra questões como não haver uma lixeira para se colocar o lixo (vocês podem imaginar como ficam as ruas), podemos ver que quando acontece uma catástrofe destas não podemos chamar de acidente e sim de negligência do poder público, que mesmo em face destas condições, procura promoção, burlando até a lei (eleitoral), como se todos nós fossemos completamente imbecis. Acorda pessoal!"
J. Sousa (03/2/2010)
"Queria apenas fazer uma pergunta: Será que se a nossa ILUSTRÍSSIMA Senhora Governadora não estivesse presente no evento, a assistência aos pacientes teria sido a mesma??? Creio que ñ, talvez estaria somente a ambulância da prefeitura para remover os feridos... É uma pena que esse atendimento orquestrado ñ seja assim em todos os casos, como realmente deveria ser..."
apcemerenciano@...(07/2/2010)
"Acho um perigo essa coisa de queima de fogos de artifício".Espero que estas pessoas sobrevivam"!!!
Jenilza (07.02.2010)
"Eu nao estava presente ,nao podemos culpar ninguem mas ouvem-se comentarios de q a empresa comtratada para organizar o shou pirotecnico estava com sua licitaçao vencida desde o inicio do ano passado,por tanto de certa forma quem contratou esta empresa deve explicaçoes comvincites a populaçao..."
João Guilherme (06.02.2010)
"Eu estava presente no acontecimento da exploçao da giranda . o que o pessoal esta pensando e que foi um bojao de gas que explodiu mas foi uma giranda que nao explodiu no ar e explodiu quando chegou no chão.pois pessoas que estavam perto se firiram.e o estado de 3 ´pessoas e muito grave ".
Rosangella de Sen, Eloy de Souza (04.02.2010)
"Foi horrivél estava em casa, e ouvi a explosão detalhe moro a mais ou menos a 13km da cidade de boa saúde logo depois fiquei sabendo do que tinha avido por meus pais que estavão lá, os mesnos falaram que o acidente aconteu por causa de fogo que caiu em plena praça publica, então ouve a explosão".
Marcondes de Serra Caiada (03.02.2010)
"A tragedia foi provocada por queima de fogos de artificio na hora que a governadora estava falando ao povo da quela cidade nao botem culpa em em outra coisa foi provocada pelo os fogos".