ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, October 05, 2010

ELEIÇÕES 2010: VOTO LIMPO!


Poucos dias nos separam das eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Votos nulos e brancos, com toda certeza, existirão, pois muitos eleitores, mesmo, escutando tantas promessas não acreditarão nos milagres. Os candidatos, na maioria das vezes, prometem “mundos e fundos”, não se importando com as possibilidades de cumprir com as promessas ou não. Muitos políticos não têm propostas e dizem que vão resolver todos os problemas de saúde, educação, segurança, trabalho e renda, moradia, etc, assumindo compromissos impossíveis de cumprir. A maior novidade dessa eleição é que todos os políticos dizem serficha limpa”.

O Ministério Público Federal vem fazendo uma campanha de esclarecimento no rádio e na televisão, alertando os eleitores para não trocarem ou venderem o voto, pois o voto negociado tem consequências gravíssimas para o próprio eleitor, para sua família e para a população. Além de comprometer a qualidade dos serviços públicos, o eleitor dessa maneira elege um político corrupto que vai usar o cargo em benefício próprio, da família ou da própria reeleição para se manter no poder. O voto trocado por material de construção ou negociado por dinheiro vai resultar numa saúde, numa educação e numa segurança precárias.

A campanha do Ministério Público visa conscientizar os eleitores quanto ao assédio de candidatos propondo negociar voto. A compra do voto é crime e tanto o candidato como o eleitor pode sofrer punições. Para o candidato pode acarretar até com a cassação do mandato e inegibilidade. o eleitor, pode pegar até 4 anos de reclusão e ainda pagar multa. Para denunciar a compra de voto, o eleitor pode procurar qualquer cartório.

Político que suborna ou compra votos não será um bom representante do povo no poder legislativo ou executivo. Não venda ou troque o seu voto. Exerça o seu direito de cidadão na hora de votar. O eleitor consciente pode mudar o Município, o Estado e o País. Pense nisso! Exerça a sua cidadania na hora de votar! Voto não tem preço, tem consequência! Seus direitos valem mais que um favorzinho!

Site do Ministério Público FederalProcuradoria da República no RN:

www.prrn.mpf.gov.br