ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, October 15, 2010

É PRECISO PRESERVAR O NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL


Os prédios antigos que serviram como sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Boa Saúde estão abandonados. É preciso restaurá-los e transformá-los em um local destinado à preservação da nossa cultura e da nossa história. Eles poderão ser adaptados para sediar uma biblioteca com sala de leitura, ou uma casa de cultura popular.

É preciso e urgente que os poderes legislativo e executivo de Boa Saúde se conscientizem da importância e da responsabilidade que têm de preservar a nossa cultura e a nossa história. À Câmara Municipal cabe fazer as leis que proíbam derrubar e possibilitem preservar. À Prefeitura cabe, ao invés de deixar cair ou derrubar, buscar os recursos financeiros para preservar viva a nossa memória. Existem verbas federais para isso. É possível construir novos prédios, sem derrubar as construções antigas que fazem parte da nossa história.

O ideal é que todo patrimônio histórico ou cultural seja mantido em boas condições de conservação, para que não chegue ao ponto de necessitar de restauração. Mas não é esse patrimônio que merece cuidado. Todos nós temos um patrimônio em nossas casas: fotos, objetos e documentos que fazem parte da nossa história e merecem cuidados.

José Alaí de Souza