ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, June 03, 2011

05 DE JUNHO: DIA DO MEIO AMBIENTE


Imagem

A farsa por trás da Semana do Meio Ambiente


Com o título A farsa por trás da Semana do Meio Ambiente Felipe Amaral, ecólogo e integrante do Instituto Biofilia propõe que neste 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, se implemente uma "Ecologia do Oprimido" - uma ecologia transformadora - ao invés de fazer festejos que beiram à farsa.

Sobre a política ambiental ele diz: Pouco avançamos no que se refere a política ambiental. Travamos diariamente um embate com as forças que constantemente colocam a natureza como fonte de matéria prima e sumidouro de rejeitos. Um embate que transcorre a história da civilização ocidental e que se acentua com o implemento das formas de produção e massificação dos meios de consumo. Criando um abismo intransponível entre aqueles que têm acesso aos bens naturais, aqueles que exploram mais de 80% de todas as riquezas do planeta, contra aqueles que devem se contentar com os rejeitos e descartes de todo processo industrial”.

E continuando sua reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente ele, assim, se refere às desigualdades: “Vivemos num mundo de desigualdades sociais, historicamente revelado pela supremacia da força das guerras, dos impérios expansionistas, dos líderes megalomaníacos, das castas e luta de classes. Um mundo que se revela mais excludente quando se agravam os efeitos negativos das atividades humanas. Uma sociedade que por sua dinâmica funcional e lógica mercantil é naturalmente construída de forma excludente, e acentua este caráter pelos efeitos que traz e pela dimensão que toma.A exclusão ambiental é revelada por aqueles que não têm acesso aos recursos básicos como água e terra, ou aquelas necessidades ligadas ao modelo urbano, como moradia, transporte público, saneamento ou saúde”.

E, finalizado o seu artigo ele propões que a ecologia do excluído, aquela entende a natureza de forma utilitarista, seja substituída pela ecologia do oprimido:

Neste dia 05 de Junho devemos propor a "Ecologia do Oprimido", parafraseando o poeta, pensador e teatrólogo Augusto Boal, morto recentemente. Uma ecologia que tenha voz, que tenha vez; uma ecologia planetária, cidadã, transformadora e crítica. Uma ecologia minha, sua, do cidadão comum. Uma ecologia das ruas, uma ecologia dos povos e daqueles que lutam em defesa de todas as formas de vida”.


Preocupação com o Meio Ambiente

O amor à natureza e o desejo de que ela seja preservada ou utilizada racionalmente pelo homem já é antigo, podendo ser verificados em livros antigos como a Bíblia e o Corão. Praticamente todos eles mencionam a vida das plantas, dos animais silvestres e do homem, como elementos integrantes do meio ambiente.

CONSELHOS DO PADRE CÍCERO

Não derrube o mato, pois é ele que atrai a
chuva.

Não toque fogo na roça, porque senão a terra fica cada vez mais fraca.

Não cace por brincadeira, mas para comer.

Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansarpara se refazer.

Não plante de serra acima, nem paca roçado em ladeira muito em , para que a água não arraste a terra e não se perca a sua riqueza...

Represe os riachos de cem em cem metros ainda que seja com pedra solta.

Plante, cada vez que puder, um de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata ...

Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga como a maniçaba, a favela e a jurema, elas podem ajudar você a conviver com a seca...

Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva.

Se o sertanejo obedecer a estes conse-hos, a seca irá aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer. Mas se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto ...

Gestos e atitudes simples em defesa do Meio Ambiente :

Seja um consumidor consciente. Priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Existem certos produtos que não se degradam na natureza.

Procure certificar-se, ao comprar estes produtos, de que são biodegradáveis.

Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis.

Evite produtos descartáveis não reciclados como canetas, utensílios para consumo de alimentos, copos e pratos plasticos, etc.

Ajude a implantar e participe da coleta seletiva de lixo. Você estará contribuindo para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo, diminuir a poluição.

Investigue desperdício com energia e água. Localize e repare os vazamentos de torneiras.

Desligue lâmpadas e equipamentos quando não estiver utilizando. Mantenha os filtros do sistema de ar-condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia elétrica.

Use os dois lados do papel, prefira o e-mail ao invés de imprimir cópias e guarde seus documentos em disquetes, substituindo o uso do papel ao máximo.

Promova o uso de transporte alternativo ou solidário, como planejar um rodízio de automóveis para que as pessoas viajem juntas ou para que usem bicicletas, transporte público ou mesmo caminhem para o trabalho.

Faça uma avaliação criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos. Converse com fornecedores sobre alternativas para a substituição de solventes, tintas e outros produtos tóxicos.

Faça um plano de descarte, incluindo até o que não aparenta ser prejudicial como pilhas e baterias, cartuchos de tintas de impressoras, etc.

Faça a regulagem do motor dos veículos regularmente e mantenha a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis. Assegure-se que o óleo dos veículos está sendo descartado da maneira correta pelos mecânicos.

Vamos preservar a Natureza!

[DSC02406.JPG]

Foto de José Alaí de Souza

Barrigudas gigantes e quase centenárias localizadas nas proximidades do Riacho da Cruz, em terreno que pertenceu ao Sr Cirilo Carolino de Alencar, antigo morador de Boa Saúde. Pela sua importância histórica e do ponto de vista ambiental, merecem ser preservadas.
A Barriguda é conhecida também como paineira pelo fato de seus frutos quando secos liberarem a paina, que antigamente servia para encher travesseiro. É uma árvore muito encontrada na Caatinga, sendo bastante resistente a seca, pois retém água em seu interior. Seu caule é cheio de espinhos e pode chegar a 1 metro de diâmetro. A madeira é mole e de pouca durabilidade. Suas flores são brancas ou róseas. O fruto parece um mamão verde. Possui copa larga e muito ramificada, podendo chegar, quando adulta, a 10 a 15 metros de altura.No inverno perde toda a folhagem e ganha às flores.

Série de Fotos sobre a Natureza


Poço da Pedra Grande - Rio Trairi - Boa Saúde/RN Foto: José Alaí de Souza


Barragem no Rio Trairi - Boa Saúde/RN - Foto: José Alaí de Souza


Vegetação do Semi-árido - Amorosa Florida - Boa Saúde/RN - Foto: José Alaí de Souza

Vegetação do Semi-árido - Amorosa Florida - Boa Saúde/RN - Foto: José Alaí de Souza


Cajueiro florido - Boa Saúde/RN - Foto: José Alaí de Souza

O ipê-roxo mostra muito bem a diversidade de cores da flora brasileira. Crédito: Haroldo Palo Jr.

O ipê-roxo mostra muito bem a diversidade de cores da flora brasileira. Crédito: Haroldo Palo Jr.



Moringa: também conhecida como lírio branco, pode ser consumida como alimento humano e animal, além de produzi óleo, madeira, papel, sombra e combustível líquido.

SAIBA MAIS SOBRE A MORINGA

Moringa Olífera: uma planta de múltiplo uso, verdadeiro milagre da natureza

*

A Moringa é uma hortaliça arbórea, uma espécie ainda pouco conhecida, mas pode tornar-se dentro em breve uma das mais valiosas plantas em termos humanitários. A planta tem diversas utilidades, produzindo óleo, madeira, papel, sombra e combustível líquido.



As sementes de moringa, quando maceradas e misturadas à água barrenta de açudes, têm a capacidade de agregar as impurezas contidas na mesma, transformando-a em alguns minutos, em água limpa e própria para o consumo humano. É um processo natural de floculação de baixo custo e extremamente importante para as regiões secas do Nordeste, em que a disponibilidade de água potável é escassa ou totalmente inexistente.
Em alguns países, como os da África, quase todas as partes da planta (folhas, frutos e raízes) são utilizadas na alimentação humana.



As folhas são nutritivas, com um elevado teor de vitamina A, cuja carência é muito alta na dieta alimentar das populações de baixa renda. A inclusão das folhas de moringa na merenda escolar poderá contribuir para reduzir sensivelmente a carência dessa vitamina na alimentação infantil.
Os frutos frescos são comercializados em diversos países da Europa. Frutos em conserva são exportados da Índia para países ocidentais.
A moringa é considerada uma alternativa alimentar estratégica em países em desenvolvimento, pois trata-se de uma planta perene, resistente à seca, pouco exigente quanto à qualidade do solo e pouco susceptível a doenças.

Para uso em sistemas agro-florestais, a moringa é também excelente alternativa, pois seus ramos podem ser facilmente podados para regular os efeitos da sombra sobre as culturas consorciadas. A sua copa aberta já permite abundante passagem da luz solar para essas culturas, principalmente tratando-se de hortaliças, que se beneficiam de níveis não muito altos de sombra.

A propagação da moringa pode ser feita por meio de sementes ou estacas. As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou em sementeira, sem necessidade de nenhum tratamento prévio para viabilizar a germinação. A planta requer poucos tratos culturais e dependendo das condições climáticas, cresce rapidamente até uma altura de 4 metros. Em condições favoráveis, uma única planta pode produzir de 50 a 70 kg de frutos/ano, sendo a abundância de luz solar o principal fator para o seu desenvolvimento.

Como usar a semente de moringa para purificar a água

• 1- Lave bem as mãos, limpando com cuidado as unhas.
(Isso é muito importante para evitar a transmissão de bactérias e doenças).
• 2- Separe três sementes de moringa para cada litro d'água que você deseja purificar.
(Para uma lata grande de vinte litros d'água, use sessenta sementes de moringa).
• 3- Retire as cascas das sementes, uma por uma, e coloque o miolo em um pilão e amasse todas.
(É importante que o miolo das sementes sejam bem amassadas como se faz com o tempero da comida).
• 4- Jogue o conteúdo do pilão na água que você quer purificar e mexa lentamente o líquido durante 5 minutos.
(É nesse instante que a moringa começa a purificar a sua água).
• 5- Cubra a lata e espere durante duas horas até que a água fique bem limpa e todo o barro e a sujeira vá para o fundo da lata.
(Você vai ver como toda a sujeira desce para o fundo da lata).
• 6- Bem devagar, retire com um caneco, a água limpa que fica em cima e coloque em um pote ou jarra.
(A água está pronta para ser usada na cozinha ou mesmo para beber).



ORIGEM
É uma árvore originária da Índia. Nasceu em uma região seca como a do sertão do Brasil , onde chove pouco e durante período curto do ano.

NOME CIENTÍFICO
É uma planta da família Moringaceae e os cientistas a conhecem como Moringa oleifera, porque ela também produz muito óleo.

NOMES POPULARES
Em alguns lugares do nordeste é conhecida como Lírio-Branco e Quiabo de Quina, em inglês, é chamada de Drumstick (Baqueta) devido ao formato que lembra o Bastão de bater o tambor.



CARACTERÍSTICAS
• É uma plnata perene (que dura muitos anos, não acaba) que atinge cerca de 10 metros de altura. As flores são perfumadas, de cor branca ou bege, pintadas de amarelo na base;
• O fruto é uma espécie de vagem normal, que tem duas faces;
• As sementes, sempre em grande número por fruto, têm quase 1 centímetro de diâmetro e, são aladas.

VALOR NUTRITIVO
O conteúdo de vitamina a nas folhas é de 23 mil ui (unidades internacionais) por 100 gramas de folhas maduras, o maior dentre os vegetais comestíveis. só para se ter uma idéia da importância desse conteúdo, o brócolis possui 5 mil ui e a cenoura 3.700. as folhas da moringa são boa fonte de fósforo, cálcio, ferro e vitamina c contém também cerca de 27% de proteínas.

USO MEDICINAL
Todas as partes da moringa são usadas na medicina popular da ásia, áfrica e américa central, apesar de que ainda poucas das propriedades alardeadas foram comprovadas cientificamente. Sabe-se que as folhas e as sementes possuem propriedades antibacterianas, e que a vitamina a associada a outras vitaminas combate os radicais livres, moléculas derivadas do metabolismo, que prejudicam as células provocando o envelhecimento. Os usos mais citados da moringa são para as doenças da pele, sistema digestivo e doenças nas articulações.

USO ALIMENTÍCIO
Nos continentes Asiático e Africano, a utilização como alimento é bastante antiga. Na América Central também há certa tradição. As receitas são inúmeras. Na Indonésia, por exemplo, consome-se o arroz com sopa ou molho de folhas de moringa. Em Timor, há um prato muito apreciado chamado "makansufa", que significa refeição de flores. As flores de moringa são fritas em óleo de coco e imersas em leite de coco, para serem consumidas com milho ou arroz. Nas Filipinas, folhas novas são transformadas em puré para alimentar crianças. Na Etiópia, as folhas temperadas e cozidas são utilizadas em mistura com batatas e tomates. Os frutos podem ser consumidos em conservas. Em Bombaim, na Índia, há uma fábrica que exporta para países ocidentais enlatados de drumsticks. Em alguns países as folhas servem para alimentação animal. No Brasil, sabe-se há pouquíssimo tempo, que a moringa é comestível. A espécie está sendo vista como alternativa alimentar estratégica. Em algumas escolas de regiões carentes estão usando folhas da moringa na merenda escolar. Segundo
relatos de professores, o rendimento dos alunos melhorou. No instituto de parmacultura da Bahia, em Salvador, tem-se usado a farinha das folhas secas para alimentar crianças em substituição à farinha de mandioca.

OUTROS USOS
A árvore é muito ornamental, florescendo quase o ano todo. Em alguns lugares são usadas como cercado vivo. Das sementes, é feito um óleo que pode servir para fixar fragrâncias florais. Antigamente foi muito usado para lubrificar relógios e cronômetros.

PLANTIO
É pouco exigente quanto ao solo, porém, não resiste muito a alagamentos prolongados. A produção de mudas pode ser por sementes ou estacas. Plantadas em saquinhos individuais, aos dois meses já podem ir para o campo. Também se reproduz facilmente a partir de galhos de plantas adultas, apresentando-se por este método, um crescimento mais rápido. A planta precisa sobretudo de muito sol.

PRODUÇÃO
A partir de sete meses, a planta pode frutificar timidamente, mas, após dois anos, produz mais de 600 frutos anualmente. em relação às folhas, ela rebrota vigorosamente após as podas feitas constantemente. Em regiões muito secas, perde as folhas nos períodos de estiagem, mas, se for irrigada, mantém a folhagem o ano todo.

HABITAT
É nativa da índia. hoje em dia, pode ser encontrada em todas as regiões subtropicais do mundo.

Fonte: http://www.moringa.org

CONTEÚDO EDITADO PELO BLOG DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE EM2007 SOBRE A MORINGA:

MEIO AMBIENTE: Plante uma árvore e, se puder, plante mais, muito mais!





















MORINGA: Árvore, flores e sementes

O Conselho Comunitário de Boa Saúde está incentivando o cultivo de ervas medicinais e o plantio de árvores frutíferas e de reflorestamento. Esse trabalho foi iniciado em abril deste ano através de reuniões com um grupo de agricultores e “donas de casa” e da distribuição de sementes e de saquinhos para a produção de mudas de plantas. Dentre as espécies que estão sendo incentivadas está a Moringa, uma planta que existe em nossa região conhecida como Lírio Branco e que desconhecemos o seu valor. Suas folhas servem como alimento para as pessoas, pois são ricas em vitaminas A e B, em minerais como cálcio, ferro e cobre, e em proteínas, especialmente os ácidos amidos que contém enxofre, muitas vezes em falta na nossa alimentação. Por isso as folhas de Moringa servem como alimento para recuperar crianças e adultos muito desnutridos. Além das folhas podem ser consumidas como alimentos as flores e as sementes.
A Moringa também serve para purificar e limpar a água de beber. Usa-se o pó da semente para clarear a água barrenta, podendo eliminar de 90 a 99 por cento das bactérias existentes na água. A Moringa pode ser utilizada, ainda, como excelente ração para todo tipo de animal.
Quem tiver interesse de participar do trabalho de produção de mudas e plantio de árvores e ervas medicinais procure mais informações no Conselho Comunitário de Boa Saúde.