ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Saturday, May 05, 2012

Campanha contra gripe começa hoje



A vacinação contra a gripe começa hoje. A campanha é realizada em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. Todos os estados e o Distrito Federal aderiram ao dia D de Mobilização Nacional, neste sábado, 5 de maio. O ministério espera promover um dia de intensa mobilização da comunidade que, amparada na ampliação dos postos de vacinação, poderá contribuir aderindo à campanha para o país chegar a uma cobertura vacinal ainda maior.

 No ano passado, foram imunizadas 25,13 milhões de pessoas, o que representa 84,1% da população alvo. O índice superou a meta de 80% prevista inicialmente.Sob o lema "proteger é cuidar", a meta deste ano também é vacinar 80% do público-alvo (30,1 milhões), o que representa 24,1 milhões de pessoas. A ideia é reduzir a mortalidade, evitar complicações e internações provocadas por infecções pelo vírus da gripe. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil realiza a maior campanha de vacinação pública das Américas.Cerca de 240 mil profissionais do SUS devem estar envolvidos na campanha de vacinação, entre agentes comunitários, enfermeiros, médicos, entre outros. A campanha também contará com mais de 27 mil veículos terrestres, fluviais e marítimos, para que a vacina chegue até os povoados mais distantes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 84% do público-alvo foi vacinado em 2011. Com isso, os óbitos pelo vírus influenza H1N1 caíram 64%. Ao todo, 53 mortes foram confirmadas, número bem menor em comparação às 148 ocorridas em 2010. A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências.

As campanhas de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde têm conseguido índices cada vez maiores de imunização. Isso se reflete na redução de casos e óbitos pelo vírus da gripe no país. . Em 2010, 148 pessoas morreram por conta de complicações. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 53 mortes, o que representa uma redução de 64%.Este ano, além dos idosos e crianças entre seis meses e dois anos, deverão ser vacinados as gestantes, a populações indígenas, os detentos e os profissionais da saúde. Quem não se vacinar neste sábado, terá até o dia 25 de maio para procurar um posto de saúde e receber a vacina. 

Fonte: Tribuna do Norte