ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, January 07, 2007

ANO NOVO! VIDA NOVA?

Estamos no primeiro mês de 2007. O que esperamos do ano novo? O que desejamos para cada um de nós? O que buscaremos como sociedade?
Muitas pessoas acham que se começarem o ano “pisando com o pé direito” é sinal que as cois as vão dar certo. E que se começarem “com o pé esquerdo” é prenúncio de que nem tudo correrá bem. Pensar assim poderá influenciar de maneira negativa o comportamento das pessoas na busca dos seus objetivos.
O contrário dessa situação é pensar positivo, ter fé e acreditar na sua capacidade de realização. Se você começa o ano acreditando e buscando alcançar seus objetivos, sua capacidade e a sua força interior encontrarão os meios e as possibilidades de obtê-los.
Uma música de Ivan Lins diz assim: “Nada cai do céu, nem cairá. Tudo que é meu eu fui buscar”. Pensando bem, isso é verdade. A gente só tem aquilo que busca, aquilo que conquista. E, a maneira nem sempre a mais fácil, mas a mais honesta de conseguir as coisas é pelo nosso trabalho, pelo nosso esforço. Isso acontece tanto no plano individual como na sociedade como um todo. Se a comunidade não acreditar na sua capacidade e na sua força para buscar a solução dos problemas, tudo permanecerá como está ou a situação vai piorar.
Saímos de um ano cheio de escândalos e decepções na política. As eleições contribuíram muito pouco para uma mudança significativa nos poderes legislativo e executivo. Resta-nos, agora, como sociedade civil exercer o papel de fiscal na aplicação dos recursos e na execução das políticas públicas. O funcionamento e a melhoria da qualidade das escolas, do atendimento do hospital, da segurança pública, dos programas sociais, etc, nos estados e nos municípios, dependem da vigilância e da participação da população. Façamos nossa parte em 2007. Não estaremos fazendo mais do que exercendo a nossa cidadania.