Participei da comemoração dos 53 anos de emancipação política de Boa Saúde. Achei justas e merecidas as homenagens à memória das pessoas que construíram a nossa história, como também as que pessoalmente receberam o reconhecimento em praça pública pela sua contribuição ao desenvolvimento da nossa terra. Senti falta de alguns nomes do passado, como também de algumas pessoas do presente.
Ficou bonito o espaço com as réplicas dos prédios antigos, alguns derrubados pelo próprio poder público, como é o caso recente da casa de Heronides Câmara e, outros ainda existentes mas, em péssimas condições de conservação, como a antiga sede da Prefeitura. Parabéns ao poder executivo municipal pela iniciativa, como também a sua equipe que pensou e executou o projeto. Parabéns pelo Presépio todo em cerâmica, valorizando o artesão e o seu trabalho. Parabéns pela amostra de objetos e fotografias antigas valorizando o nosso patrimônio histórico e cultural.
Parabéns por tudo, mas confesso que esperava mais. Minha expectativa era que a Câmara de Vereadores tivesse aprovado uma Lei Municipal com o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio histórico-cultural e ambiental de Boa Saúde. Minha expectativa era que o Poder Executivo Municipal tivesse sancionado a referida Lei e apresentado, na ocasião, um plano ou uma proposta de recuperação e valorização dos prédios antigos de valor histórico, ainda existentes em Boa Saúde.
O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, vem restaurando vários prédios antigos nos municípios do interior e transformando-os em Casas de Cultura. A Prefeitura Municipal de Boa Saúde, em parceria com o Estado ou com o Governo Federal, bem que poderia restaurar os antigos prédios da Prefeitura e da Câmara, transformando-os em um espaço destinado à valorização da nossa história e da nossa cultura. Uma vez restaurados, neles poderia funcionar uma Casa de Cultura, com museu, biblioteca com sala de leitura, salão para oficinas e exposições de arte e artesanato, etc. Essa é a nossa sugestão e a nossa expectativa. Uma realização dessa natureza certamente contará com a colaboração e o reconhecimento de toda comunidade.
José Alaí de Souza