ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, January 07, 2007

OS 53 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BOA SAÚDE


Participei da comemoração dos 53 anos de emancipação política de Boa Saúde. Achei justas e merecidas as homenagens à memória das pessoas que construíram a nossa história, como também as que pessoalmente receberam o reconhecimento em praça pública pela sua contribuição ao desenvolvimento da nossa terra. Senti falta de alguns nomes do passado, como também de algumas pessoas do presente.
Ficou bonito o espaço com as réplicas dos prédios antigos, alguns derrubados pelo próprio poder público, como é o caso recente da casa de Heronides Câmara e, outros ainda existentes mas, em péssimas condições de conservação, como a antiga sede da Prefeitura. Parabéns ao poder executivo municipal pela iniciativa, como também a sua equipe que pensou e executou o projeto. Parabéns pelo Presépio todo em cerâmica, valorizando o artesão e o seu trabalho. Parabéns pela amostra de objetos e fotografias antigas valorizando o nosso patrimônio histórico e cultural.
Parabéns por tudo, mas confesso que esperava mais. Minha expectativa era que a Câmara de Vereadores tivesse aprovado uma Lei Municipal com o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio histórico-cultural e ambiental de Boa Saúde. Minha expectativa era que o Poder Executivo Municipal tivesse sancionado a referida Lei e apresentado, na ocasião, um plano ou uma proposta de recuperação e valorização dos prédios antigos de valor histórico, ainda existentes em Boa Saúde.
O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, vem restaurando vários prédios antigos nos municípios do interior e transformando-os em Casas de Cultura. A Prefeitura Municipal de Boa Saúde, em parceria com o Estado ou com o Governo Federal, bem que poderia restaurar os antigos prédios da Prefeitura e da Câmara, transformando-os em um espaço destinado à valorização da nossa história e da nossa cultura. Uma vez restaurados, neles poderia funcionar uma Casa de Cultura, com museu, biblioteca com sala de leitura, salão para oficinas e exposições de arte e artesanato, etc. Essa é a nossa sugestão e a nossa expectativa. Uma realização dessa natureza certamente contará com a colaboração e o reconhecimento de toda comunidade.
José Alaí de Souza