No Rio Grande do Norte a mulher conquistou o direito de voto em 1928. Foi conquista mesmo!ser votada, de se eleger, logo mais, foi conquistado. De lá para cá as mulheres vêm ocupando espaços na política. Primeiro foram se elegendo e exercendo cargos de vereadoras e de deputadas estaduais para depois serem eleitas prefeitas, governadoras, deputadas fede-rais e senadoras.
Em relação à participação da mulher na poli-tica no Brasil, o Rio Grande do Norte foi pioneiro em vários aspectos. O primeiro voto feminino foi da mossoroense Celina Guimarães Viana. A primeira vereadora foi Júlia Alves Barbosa, eleita em 1928. A primeira prefeita da América do Sul foi Alzira Soriano de Souza, eleita em 1929, no município de Lajes. A primeira Deputada Estadual foi Maria do Céu Pereira, em 1937.
Em 2004, o Rio Grande do Norte elegeu o maior número de vereadoras em todo o Brasil e foi o segundo estado em relação ao número de prefeitas eleitas. Dos 20 deputados estaduais eleitos em 2006, 04 são mulheres e dos 08 deputados federais, 02 são mulheres. Em relação ao senado: dos 03 senadores atuais 01 é mulher. E, o Rio Grande do Norte pela segunda vez está sendo governado por uma mulher.