A Campanha da Fraternidade/2007 tem como lema “Vida e missão neste chão”, chamando a atenção para a Amazônia e as questões ambientais.
É motivo de preocupação a ocupação das terras da Amazônia, muitas vezes de forma predatória, sem respeitar e preservar o meio ambiente com tudo que nele existe, por conta do egoísmo e da ganância na exploração das suas riquezas. A devastação da Amazônia configura-se como uma perda e uma ameaça para toda a humanidade.
Com a Campanha da Fraternidade/2007 a Igreja quer chamar a atenção do povo brasileiro para uma realidade onde as questões relacionadas à ocupação da terra e à exploração das suas riquezas, principalmente a extração ilegal de madeira. É sabido que 90% da madeira proveniente da Amazônia tem origem ilegal. Outro grande problema da região é a falta de regularização fundiária o que gera muitos conflitos e violência resultando em assassinatos de trabalhadores e lideranças, como Chico Mendes, Ademir Alfeu, Irmã Dorothy e outros que lutaram em defesa dos povos da Amazônia.
As polícias estaduais e federal não têm sido capazes de garantir a segurança pública na região. O IBAMA não está aparelhado para combater e evitar o desmatamento ilegal de milhares de hectares de floresta. O comércio ilegal de terras públicas avança e O INCRA enfrenta uma batalha judicial contra os fazendeiros e madeireiros para retomar as terras pertencentes à União.
É para essa realidade que a Campanha da Fraternidade/2007 quer abrir os nossos olhos e chamar a atenção do poder público para a necessidade de Leis e de Políticas Públicas em defesa do meio ambiente e da vida na Amazônia.
José Alaí de Souza