ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, March 06, 2007

A MULHER PODE SUPERAR OBSTÁCULOS

É importante que as novas gerações conhe-çam a história das conquistas femininas, a luta das mulheres que denunciaram a descriminação, por acreditar que, apesar de é possível um relaciona-mento justo entre homem e mulher.
No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, símbolo da emancipação feminina. Essa data foi instituída em 1911, pela UNESCO – Organização Mundial para a Educação, Ciência e Cultura – para lembrar uma manifestação de operárias no ano de 1857 em Nova Iorque, ocasião em que morreram carbonizadas aproximadamente 130tecelãs numa fábrica têxtil onde faziam um movimento grevista para reivindicar melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno.
Nascida no Rio Grande do Norte, Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810 – 1885) foi uma das primeiras mulheres no Brasil a superar os limites do espaço privado e a publicar textos em jornais da chamada “grande imprensa”. Ela ridiculariza a idéia dominante da superioridade e afirma, Homem e Mulher são diferentes apenas no corpo. Segundo a autora os homens se beneficiavam com a opressão feminina e somente o acesso à EDUCAÇÃO permitiria às mulheres tomarem consciência de sua condição de inferioridade e ser consideradas como SERES pensantes para opinar sobre momentos importantes no país.
Em 1927 o governador do Rio Grande do Norte Juvenal Lamartine, antecipou-se a União e aprovou uma lei no Estado dando direito de voto às mulheres, para regozijo nacional das feministas. A terra de Nísia Floresta, sob a sua influência, impunha-se como provocação para as demais províncias. Cinco anos depois, em 1932, Getúlio Vargas cede aos apelos feministas e incorpora ao novo Código Eleitoral o direito de voto à mulher e o Brasil passa a ser o quarto país das Américas a conceder o voto às mulheres.
Maria de Deus Souza de Araújo