ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, May 04, 2008

DIA DO TRABALHADOR

Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifesta-ções que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Baixos salários e jornadas de traba-
lho que se estendiam até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposenta-doria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhado-res criaram vários tipos de organi-zação e campanhas e mobilizações reivindicando maiores salários e redu-ção da jornada de trabalho. Greves, nem sempre pacíficas, explodiam por todo o mundo industrializado. A legisla-ção e os direitos trabalhistas existen-tes não foram ganhos como presentes. São frutos da consciência dos trabalha-dores e foram adquiridos a partir de muitas lutas