ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, December 19, 2008

Educação Política: JÁ É TEMPO DE MUDAR O VERBO

Em se tratando de serviço público e das ações dos programas sociais das administrações federal, estadual e municipal, está na hora de mudarmos o verbo pedir pelo verbo exigir.
Todos nós pagamos impostos. Basta comprar uma caixa de fósforo. Todos nós somos contribuintes. Portanto não somos pedintes do presidente, do governador, nem do prefeito. E, antes de sermos contribuintes; somos cidadãos. Pessoas com deveres e direitos. Por isso, é urgente que deixemos de pedir, para exigir.
Muita coisa vai mudar na administração pública, principalmente nos municípios, quando as pessoas deixarem de pedir o que por lei é um direito e passarem a exigir. Uma coisa é bem diferente da outra. O poder público não nos faz nenhum favor.
A gente pede o que não é nosso, é de alguém. E, quando a gente pede, dependendo da situação, sofre humilhação fica sujeito ou devendo favor.
Com o serviço público e os benefícios dos programas sociais, é diferente. Ao invés de pedir, a gente deve exigir. Exigir porque é um direito nosso como cidadãos e como contribuintes e, a administração pública, no caso do município, a Prefeitura tem a obrigação de atender. É por isso que o agricultor não fica devendo nenhum favor pelo corte de terra e quando recebe a semente para plantar. É por isso que a família que recebe uma casa ou material para a reforma da sua moradia não fica devendo favor. É por isto que quando a pessoa faz uma consulta médica, um exame, uma cirurgia, remédio e demais serviços na área da saúde não fica devendo favor. Tudo que vem do governo, seja federal, estadual ou municipal nós pagamos adiantado, na hora que pagamos os impostos. Quem está no poder é apenas um administrador do dinheiro público, pago por nós para servir bem a população
Por todas essas razões: está na hora de trocarmos o verbo pedir pelo verbo exigir
.
José Alaí de Souza