ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, November 24, 2009

LIVRO SOBRE CORONEL JOSÉ LÚCIO RIBEIRO

Em janeiro de 2010, José Alaí estará lançando um livro sobre o Coronel José Lúcio Ribeiro. O conteúdo é fruto de uma pesquisa realizada pelo autor e conta a história do seu avô materno, desde a infância como menino pobre, nascido na Zona da Mata do litoral da Paraíba, até a condição de Coronel, dono de muitas terras e prestígio político no Litoral Agreste do Rio Grande do Norte.
O Coronel José Lúcio foi uma grande liderança política nos municípios de Goianinha, Espírito Santo, Várzea, Lagoa de Pedras, Passagem, Santo Antônio e Brejinho. No período de 1949 a 1953 foi Prefeito de Santo Antonio, em 1954 foi eleito Deputado Estadual, sendo o segundo mais votado e, de 1964 a 1969 foi Prefeito de Brejinho.
O novo livro de José Alai tem o prefácio escrito pelo Escritor e Membro da Academia Norte-riograndense de Letras, Conselheiro Valério Mes-quita que assim se expressou sobre a obra: “É digno de menção o fato de que o autor não encobre a faceta ‘folclórica’ de seu avô. Chega mesmo a contar vários causos, alguns, retirados de livros nossos. Mas vai alem dessa tipologia popular... Presta, portanto, um valioso serviço à cultura potiguar o escritor José Alai de Souza, ao dar à publicação esse retrato em corpo inteiro de um bravo rio-grandense-do-norte que salta dos causos folclóricos para ingressar na história política do nosso Estado”.
Sobre a referida obra e o autor, o Professor e Pastor Evangélico José Lúcio (Jotha) depois de ressaltar as qualidades do Coronel José Lúcio, assim se expressou: “Concluo este sucinto relato sobre o meu genitor, acrescentando minha admiração ao bravo, inteligente e meticuloso escritor José Alaí de Souza, pelo seu denodo e empenho em trazer a lume, a história de um honrado brasileiro, quiçá no esquecimento dos poucos contemporâneos seus ainda vivos, ensejando aos muitos das novas gerações, ouvirem, aprenderem e contarem às gerações vindouras, os exemplos de luta, bravura e dignidade que permeavam a vida desse brasileiro, natural do estado da Paraíba, radicalizado norte-riograndense, que ficarão registrados em nossa história, como uma vida e um exemplo.