ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Saturday, February 26, 2011

ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DE FEVEREIRO EM BOA SAÚDE






Igreja antiga de Nossa Senhora da Saúde e Procisão no dia 02 de Fevereiro






O mês de Fevereiro para a cidade de Boa Saúde se reveste de muita importância em relação à religiosidade do seu povo e à sua história. Logo no início do mês, nos dias 01 e 02 realiza-se a festa de sua padroeira, um acontecimento que neste ano de 2011, completou mais de 133 anos e que se iniciou com a construção da primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, no Rio Grande do Norte, por iniciativa de Luis Francisco da Costa, mais conhecido como Luis Cachoeira.

Primeira escola construída em Boa Saúde:
Grupo Escolar Dr. Mário Cámara, em 1935.

Um outro acontecimento importante para a cidade e o seu povo ocorreu há 76 anos, no dia 02 de Fevereiro de 1935. Foi a inauguração do Grupo Escolar Dr. Mário Câmara, construído onde foi a residência de Antônio Badamero, um dos moradores mais antigos de Boa Saúde. No mesmo local, hoje existe a Agência dos Correios. O proprietário rural e comerciante José Heronides Câmara e Silva, uma das principais lideranças políticas da década de 1930 em Boa Saúde, foi o responsável pela construção. O prédio da Escola Estadual Dr. Mário Câmara, atual Escola Estadual Maria do Rosário, na Avenida Manoel Joaquim de Souza, foi inaugurado em 1968, na administração do Governador Monsenhor Walfredo Gurgel, quando o prefeito deBoa Saúde era Manoel Teixeira de Souza(Nezinho).


Manoel Teixeira de Souza (Nezinho) primeiro
prefeito eleito do município de Boa Saúde - RN

O mês de Fevereiro lembra, também, a posse do primeiro prefeito e dos primeiros vereadores eleitos do município de Boa Saúde. No dia 01 de Fevereiro de 1955, ocorreu a posse do prefeito Manoel Teixeira de Souza (Nezinho) e dos vereadores: Agenor Ferreira Xavier, Antônio Augusto de Souza, Antônio Gonçalves Chaves, Aliete de Medeiros Paiva, Francisco Soares de Souza, Joaquim Serafim Coelho, José Francisco de Oliveira, Juvenal Osmar de Andrade, Paulo Ferreira de Mendonça e Robério Xavier do Nascimento, da primeira legislatura no período de 01de Fevereiro de 1955 a 31 de Janeiro de 1960. Na mesma legislatura os suplentes: Alfredo José da Costa, Augusto Félix da Costa, Francisco José da Costa e José Boa Vista Barbalho, chegaram a assumir o cargo de vereador.

Fonte: BOA SAÚDEOrigem e História

Autores: José Alai de Souza e Maria de Deus Souza de Araújo