ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Thursday, March 15, 2012


PIB fraco e crise externa fazem BC

 reduzir taxa de juros

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) informou nesta quinta-feira (15 de março) que a ampliação no ritomo de redução na taxa de juros foi ocasionada pela desaceleração da economia do País no segundo semestre de 2011 e de indicações vindas do exterior que apontam para uma extensão nos prazos para que a crise na Europa seja solucionada.
Na semana passada o IBGE, divulgou que a economia do Brasil teve um cresicmento de 2,7% em 2011. Um ano antes o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 7,5%.
O Copom acelerou o passo e reduziu a taxa básica de juros do país de 10,75 ponto percentual, para 9,75% ao ano, voltando ao patamar de um dígito depois de quase dois anos. O Copom atribuiu "elevada probabilidade" à concretização de a taxa básica de juros se deslocar e se estabilizar no patamar ligeiramente acima dos mínimos históricos.Para 2012 e 2013, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Atualmente, a inflação oficial medida pelo IPCA está em 5,85% no acumulado em 12 meses, com sinais de recuo nos dois primeiros meses deste ano.
Fonte: Ig Economia