ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE
Sunday, June 03, 2007
FREI GALVÃO: Primeiro Santo Brasileiro
No dia 11/05/2007 Frei Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em missa solene no Campo de Marte, em São Paulo, tornando-se o primeiro santo brasileiro. Ele nasceu em Guaratinguetá/SP, em 1737, filho de pais ricos. Seu pai era capitão-mor de São Paulo e sua mãe era filha de fazendeiros. Quando jovem, ele queria se tornar jesuíta, mas seu pai o aconselhou a entrar na ordem dos franciscanos, por causa da perseguição aos jesuítas pelo Marquês de Pombal.
Ele foi para o convento dos franciscanos, no Rio de Janeiro, aos 21 anos de idade. Depois foi para o convento dos franciscanos em São Paulo. Sua consagração como frade franciscano foi no dia 09/11/1766. Dedicou a sua vida à fé, praticando a caridade, evangelizando e trabalhando pelos po-bres e doentes. Foi construtor de igrejas, como arquiteto e mestre-de-obra durante 14 anos.
Frei Galvão criou as pílulas de oração, que até hoje são produzidas e procuradas como as pílulas de Frei Galvão. Ele escrevia uma oração em um pedaço de papel, enrolava e dava aos doentes.
Frei Galvão faleceu em 1822 e foi sepultado na Igreja do Recolhimento da Luz, em São Paulo. Foi proclamado beato pelo Papa João Paulo II em 25/10/1998, depois que o Vaticano reconheceu sei primeiro milagre: a cura de uma menina de 4 anos, com insuficiência hepática e renal aguda, após 13 dias na UTI, tomar as pílulas de Frei Galvão e ficar curada.
O segundo milagre de Frei Galvão, reconhecido pelo Vaticano e o suficiente para o tornar santo, ocorreu em 1999: uma mulher tomou as pílulas de Frei Galvão durante a gravidez de alto risco, teve um parto complicado, mas sobreviveu juntamente com o filho, nascido com problemas respiratórios graves.