ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, September 30, 2007

VISITA PASORAL DE DOM MATIAS A BOA SAÚDE

Igreja de Nossa Senhora daSaúde

Antecedendo Dom Matias a imagem de N.S. da Apresentação Padroeira da Arquidiocese de Natal visitou Boa Saúde

Dom Matias com o Coral "O Canto do Rouxinol" na Igreja de N.S.da Saúde por ocasião da sua chegada

Dom Matias em visita a Casa da Família

Dom Matias, no Conselho Comunitário, recebendo de José Alaí um exemplar da Hoitória de Boa Saúde e de Seu Antônio Zacarias o seu livro de poemas Cultura Nordestina

No Conselho Comunitário Dom Matias conhecendo os produtos do Projeto de Alimentação Alternativa

No Conselho Comunitário Dom Maias conhecendo o Artesanto de Boa Saúde

Dom Matias em visita ao Hospital na companhia da Preeita Edice conversa com a paciente Dona Nenê Mascena

Dom Matias em visita a Oicnia de Seu Antônio Zacarias

Entrevista na Rádio Comunitária - FM Boa Saúde

Reunião com as Pastorais

Concelebração, encerrando a visita pastoral a Boa Saúde

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo esteve em visita pastoral a Boa Saúde encerrando a Semana Missionária realizada no período de 16 a 22/09/2007. Por ocasião da chegada, Dom Matias foi saudado pelo Vigário da Paroquia de Serra Caiada, Pe. César e, em seguida, homenageado pelo coral “O Canto do Rouxinol” que sob a coordenação de Eridante Paiva de Souza (Eri) cantou duas músicas de autoria do Pe. Zezinho. Dom Matias agradeceu a acolhida, pousou para fotos com os componentes do coral e em seguida visitou a “Casa da Família”para conhecer as políticas públicas voltadas para o social no município.
Após sua passagem pela “Casa de Família”, Dom Matias visitou o Conselho Comunitário de Boa Saúde com o objetivo de conhecer o trabalho realizado pelo Conselho Municipal do FUMAC, Associações Comunitárias e Conselho Comunitário de Boa Saúde. José Alaí, presidente do Conselho do FUMAC e do Conselho Comunitário apresentou as boas vindas a Dom Matias e fez um breve relato da atuação das organizações não governatais em Boa Saúde, destacando conquistas das Associações, como: 05 casas de farinha comunitárias e água encanada da Adutora Monsenhor Expedito para as comunidades de Lagoa da Onça, Ipueiras, Murici, Limoeiro, Guaráni, São Joaquim e Cajarana, através de convênios com o Programa Desenvolvimento Solidário do Governo do Estado. Complementando as informações sobre o trabalho das associações Josefa Leor, presidente da Associação Comunitária de Guarani, ressaltou a importância do abastecimento das comunidades com água encanada da adutora.
As atividades do Conselho Comunitário de Boa Saúde foram apresentadas por Eri que destacou: a reforma da sede do Conselho; a implantação do Projeto de Alimentação Alternativa que produz a multimistura e através do Programa Compra Direta no segundo semestre de 2006 beneficiou 350 crianças da Pastoral da Criança; o apoio e incentivo aos artesãos que resultou na criação da Associa-ção dos Artesãos e o coral “O Canto do Rouxinol” com a participação de 30 crianças.
No Conselho Comunitário Dom Matias conheceu a cozinha, os equipamentos e os produtos do Projeto de Alimentação Alternativa e, o artesanato de Boa Saúde, inclusive o livro de madeira de Seu Antônio Zacarias; recebeu de José Alaí um exemplar da História de Boa Saúde, com dedicatória do autor e o livro Cultura Nordestina oferecido pelo poeta Antônio Zacarias.
A visita de Dom Matias ao Conselho Comunitário contou com a presença da Prefeita Edice que na ocasião lhe dirigiu palavras de boas-vindas e de agradecimento pela sua visita ao Município. Contou, também, com: o Vice-prefeito Mário Cordeiro; os vereadores Pedro Francisco dos Santos (Presidente da Câmara Municipal), Fábio Lopes, José Júlio, Francisco José dos Santos, José Bezerra e Manoel Pinheiro de Lima; os presidentes de associações e várias pessoas da comunidade.
Dom Matias ao se dirigir aos presentes mostrou a sua satisfação por estar em Boa Saúde, fazendo questão de dizer que a gente visita a quem tem consideração. Ele deixou bem claro na sua mensagem que a preocupação com o outro e o amor ao próximo devem estar muito presentes nas ações do governo e no trabalho que é realizado pela sociedade civil. Sobre a atuação dos conselhos e das associações destacou a importância da participação e da solidariedade na busca da melhoria das comunidades.
Encerrando a visita de Dom Matias ao Conselho Comunitário foi servido um lanche e em seguida ele foi conhecer o Hospital e visitar a oficina de Antônio Zacarias, pelo interesse de ver as maquinas e equipamentos fabricados por Seu Antônio. Depois, na Igreja, Dom Matias reuniu-se com as equipes das pastorais para conhecer mais de perto o trabalho que vem sendo realizado e dirigir a sua palavra de orientação e de incentivo como Pastor. Concluída a reunião com os agentes pastorais, Dom Matias visitou a Rádio Comunitária, foi entrevistado e dirigiu a sua mensagem e ben-ção como Pastor aos ouvintes da referida emissora.
No encerramento da Visita Pastoral a Boa Saúde, Dom Matias concelebrou missa com o Pe. César, Pe. Arison e o Diácono Petronilo, contando com a participação de autoridades, lideranças comunitárias, agentes pastorais, seminaristas e um grande número de fiéis. Na sua mensagem Dom Matias falou sobre a necessidade das pessoas viverem com dignidade, ressaltando que a igreja preocupa-se com o alimento da alma, mas também com o alimento do corpo. Ás pessoas que exercem cargos públicos, aos participantes de conselhos e aos dirigentes de associações recomendou zelo e honestidade na administração do que é público; na condução do que pertence ao bem comum. Após a missa Dom Matias e comitiva participaram de um jantar na casa do Vice-Prefeito Mário Cordeiro, com a presença da Prefeita Edice, vereadores e lideranças comunitárias, para em seguida viajar com destino a Serra Caiada, onde pernoitou e permaneceu até o domingo quando encerrou sua Visita Pastoral a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Serra Caiada e retornou a Natal.

BOA SAÚDE NA INTERNET
www.boasadern.blogspot.com