ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, February 05, 2008

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: EM DEFESA DA VIDA

Este ano a Campanha da Fraternidade tem como tema FRATERNIDADE EM DEFESA DA VIDA, com o objetivo de levar a igreja e a sociedade a defender e promover a vida humana e estabelecer um debate na defesa da vida sob todos os seus aspectos e formas.
A Campanha da Fraternidade deve ser um espaço amplo de debate, onde todas as pessoas comprometidas com a promoção da vida, e transformação da sociedade sintam-se convocadas á participar. Em relação à vida humana, além de outros aspetos, é preocupante a pobreza extrema de milhões de pessoas e a falta de políticas sociais adequadas deixando a vida humana exposta a situações de risco e precariedade. Em relação às questões ambientais: a degradação das florestas, a poluição das águas e do ar, em conseqüência de políticas econômicas irresponsáveis que põem em risco a própria sobrevivência da vida no planeta.
Proteger, defender e promover a vida é um dever de todos e tarefa primordial do Estado, sobretudo em relação à vida indefesa e frágil das crianças, idosos, pobres, doentes ou pessoas com deficiência. “É ação política por excelência, que não poderá orientar-se pela lógica do
“salve-se quem puder”, que só beneficiaria os mais fortes; ela requer o envolvimento solidário de todos os cidadãos” (*).
A defesa da vida e da dignidade da pessoa contra toda forma de agressão, prepotência ou aviltamento interessa a toda a família humana. A Campanha da Fraternidade de 2008 é uma ocasião para refletirmos sobre as condições de vida nas nossas famílias, na nossa comunidade, no nosso município e no planeta. O que impede que a gente tenha melhores condições de saúde, melhores condições de moradia, melhores condições de produção na agricultura, melhor qualidade na educação, mais e melhor assistência à criança, aos deficientes e aos idosos? São questões que merecem a busca de respostas e de soluções por parte do poder público.
José Alaí de Souza
(*) Dom Odilo Pedro Scherer – Secretário Geral da CNBB