ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, February 05, 2008

PAGAMOS IMPOSTOS. NÃO DEVEMOS FAVOR!

Pouco a pouco as pessoas estão tomando consciência de que todos nós pagamos impostos. E, de que pagamos muito alto. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo.
E para que servem os impostos? Servem para pagar os gastos da nação, dos estados e dos municípios e manter os serviços públicos de saúde, educação, transporte, segurança, etc. E, como temos a obrigação de pagar imposto, temos o direito de exigir que os serviços públicos sejam de boa qualidade. E, ainda, que atendam a todas as pessoas sem discriminação. Pagamos, portanto devemos exigir! Todo cidadão deve ter essa consciência e procurar acompanhar o que é feito com o dinheiro dos impostos. Temos o direito de sermos informados, de maneira transparente, pelo governo federal, pelos estados e municípios sobre os impostos arrecadados, a maneira e em que estão sendo aplicados. É um direito de todo cidadão, assegurado pela Constituição.
Quem tem acesso ao computador e à iternet, no site www.stn.fazenda.gov.br encontrará disponíveis os repasses do Governo Federal para os estados e municípios. Informações sobre os impostos arrecadados nas esferas federal, estadual e municipal poderão ser obtidas, também, no Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias, mantido pela Associação Comercial de São Paulo e Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Basta acessar: www.impostometro.org
A pessoa consciente de que paga imposto e, mantém as contas da nação, dos estados e dos municípios, não aceita ser tratada como um coitado qualquer, quando precisa dos serviços públicos. Exige ser tratada com respeito e dignidade. Sabe, também, que nas próximas eleições não tem nenhum favor a pagar com o voto, porque foi atendida no corte de terra, precisou da ambulância, recebe leite do governo ou outro atendimento da prefeitura. Sabe que pagamos a conta através dos impostos e que o presidente, os governadores e os prefeitos foram eleitos por nós, para administrar bem o dinheiro público que, é nosso, é do povo.
José Alaí de Souza