ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, February 05, 2008

FESTA DA PADROEIRA: Uma tradição de mais de 129 anos







De 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2008, Boa Saúde celebrou a festa da sua Padroeira. Foram dias e noites de muita demonstração de fé e devoção a Nossa Senhora da Saúde. A coincidência com a sexta feira e o sábado de carnaval não atrapalhou o brilho da festa que contou com um grande número de pessoas, principalmente na procissão e na missa de encerramento.
O sucesso da festa deveu-se ao empenho do Padre César e das equipes responsáveis pela sua organização, bem como, ao apoio da Prefeitura Municipal em relação à infra-estrutura necessária e aos fogos de artifícios no encerramento. O início da procissão um pouco mais tarde, ou seja, às 17 horas facilitou a participação dos fiéis, principal-mente das crianças e dos idosos, agradando a grande maioria das pessoas. As celebrações durante o período da festa contaram com a presença de padres de várias paróquias da Arquidiocese de Natal.
Foram muitos os filhos da terra residentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, outras capitais e cidades do País que visitaram Boa Saúde por ocasião da Festa da Padroeira, revendo parentes e amigos. Os pagadores de promessas, os tipos mais diversos e de vários lugares, também foram muitos.
O leilão foi realizado no dia 02 de fevereiro, depois da procissão e missa de encerramento, sob a responsabilidade de Mário Cordeiro que arrecadou entre os fazendeiros 15 garrotes e 06 carneiros para serem leiloados. A renda do leilão foi R$ 4.900,00. A arrecadação total da festa foi R$ 7.909,85.
Parte da renda da festa será destinada a restauração da imagem de Nossa Senhora da Saúde que deverá ficar com a pintura original do início do século XIX (entre 1800 e 1860). Os trabalhos de restauração ficarão a cargo do Sr. Hélio de Oliveira, especialista em conservação e restauração de obras de arte sacra que, além de outros trabalhos, foi responsável pela restaura-ção da imagem de Nossa Senhora da Apresen-tação, padroeira de Natal.