ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Thursday, July 19, 2012

JJulgamento do Mensalão começa no dia 2 de agosto



O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 2 de agosto o julgamento do mensalão, o maior escândalo que atingiu o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a denúncia da Procuradoria Geral da República, o esquema envolvia pagamento de propina a parlamentares para que, em troca, votassem a favor de projetos do governo. Os acusados negam o 'toma lá, dá cá', mas muitos admitem que os valores pagos tinham relação com o caixa 2 de campanha dos partidos, principalmente do PT.
Nas palavras do próprio presidente do STF, Ayres Britto, um julgamento do ponto de vista técnico igual a qualquer outro, mas do ponto de vista político e da sua extensão, algo insólito, inédito e desgastante.
O  ]julgamento começa  com a leitura de um relatório resumido pelo ministro-relator, Joaquim Barbosa, e depois com a sustentação oral, de cinco horas, da Procuradoria Geral da República (PGR), responsável pela acusação.
Mesmo com um esforço concentrado, com sessões diárias, acredita-se  que o julgamento do mensalão terminará apenas em meados de setembro. Apenas como efeito comparativo, a análise do caso Collor – que foi julgado e inocentado em 1994 pelo crime de corrupção passiva no chamado ‘Esquema PC’ – é considerado tão emblemático quanto o mensalão. Também neste caso foi necessário um esforço concentrado, mas teve duração de quatro sessões do Supremo: cerca de 50 horas de julgamento.
Fonte: Ig – Último Segundo - PolíticaSaúde