Ao completar 44 anos como Distrito, o Córrego de São Mateus recebeu uma homenagem em forma de livro, da Professora Terezinha Gomes de Oliveira Silva.
Iniciando com Decreto Lei 2929 de 24/09/1963, que criou o distrito, em seguida ela faz um resgate das famílias mais antigas: José Vicente da Silva e Joaquina Vicente da Silva; Antônio Ramos da Silva e Maria Ramos; os Inácios; os Bernardos; José Francisco de Oliveira e Maria Tereza de Oliveira e, Manoel Gomes da Silva e Filomena Gomes da Silva. Sobre as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Córrego ela destacou como parteiras: Antônia Bernardo, Tetê Marta, Joana Abelha, Maria Vicente e Maria Francisca da Silva; como rezadeiras: Maria Tetê, Joana Abelha, Chiquinha Bernardo, Maria de Chico e Nazaré Inácio; como rezadores: Manoel Pereira (Manoel Pandenga) e Manoel Terto. Destacou também a assistência à saúde por Lídio Jorge e Otacílio Barbosa em Boa Saúde. Sobre os transportes ela cita o cavalo e o carro-de-boi pelo início dos anos 1900 e destaca a época dos “mistos” de Luiz Francisco e de Manoel Costa. Só em 1969 surgiu o ônibus que fazia o percurso Sto Antônio/ Natal passando pelo Córrego.Quanto ao comércio ela registra como primeiros comerciantes: Robério Xavier do Nascimento e Zulima de Oliveira, seguidos por José Maria da Silva, José Ângelo, Antônio Mendes, José Averaldo Cabral e Gilvan Maruá da Silva.
Em relação à educação destaca Josefa de Oliveira Xavier como primeira professora nomeada pelo Estado e ela própria como a segunda. Como primeiros diretores: Terezinha Góes de Oliveira Silva, Maria das Neves Gomes e José Averaldo Cabral. O time de futebol mais antigo foi fundado em 1945 por Robério Xavier tendo como principais jogadores: José e Manoel Bernardino e, José Amorim. O artesanato tomha como principais atividades desde 1900: a louça de barro, os artigos de palha e as rendas de bilros de Maria Ferreira, Izabel Inácio, Rozalina e Josefa Calixta. O folclore teve como destaque o pastoril da família dos Inácios em 1950; o boi-de-reis de Manoel Pereira, Severino Inácio e Luiz Maria; os violeiros: José Pereira e Chico Pereira e o João Redondo de Valdomiro Pereira e de Manoel Luis. Sobre a religião ela diz que a primeira missa em Córrego de São Mateus foi no começo da década de 1950, no local da Igreja N. S. do Perpétuo Socorro. Depois foi construída a Igreja do Padroeiro, São Mateus. Concluindo o livro, a Professora Terezinha faz um registro das pessoas do Distrito que se destacaram como prefeito, vice-prefeito e vereador de Boa Saúde e as principais realizações das administrações municipais no Distrito.
O Córrego de São Mateus ganhou um valioso presente da Professora Terezinha que sempre esteve a serviço da educação e participando ativamente do desenvolvimento da comunidade.
José Alaí de Souza