ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, March 04, 2008

08 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é comemorado a 8 de março, lembrando as lutas e as conquistas alcançadas pela mulher nos setores: econômico, político e social.
A primeira manifestação de mulheres ocorreu em 8 de março de 1857 em Nova Iorque, quando operárias de uma indústria têxtil protestaram sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. Este episódio levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, quando morreram 146 operárias. Segundo essa versão 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior da história de Nova Iorque.
Muitos outros protestos aconteceram nos anos seguintes ao episódio de 8 de março, destacando-se um outro em 1908, onde 15 mil mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução do horário de trabalho, melhores salários e o direito ao voto. No ano seguinte, em 28 de fevereiro, foi comemorado o primeiro Dia Internacional da Mulher, nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira Conferência Internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaque, dirigida pela Internacional Socialista e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido,sendo celebrado, no ano seguinte a 19 de março por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de estopim para a Revolução Russa de 1917.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi devidamente comemorado durante as décadas de 1910 e 1920,esmorecendo nas décadas seguintes para ser revitalizado pelo movimento feminista nos anos sessenta. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.